Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 13 de Maio de 2010 às 04:37
Por: Roberto Paiva

    Imprimir


A pirataria de programas de computador está diminuindo no Brasil, diz uma pesquisa das empresas do setor, mas o prejuízo continua alto.

O preço de um programa de computador às vezes assusta. Mesmo assim, nos últimos anos, esse mercado mais que dobrou de tamanho no Brasil. Em 2009, vendeu cinco bilhões de dólares.

As indústrias dizem que as vendas de programas originais de computador estão em alta no Brasil. Mas uma pesquisa feita em 111 países mostra que o país também é um dos que mais dão prejuízo ao setor por causa da pirataria.

O prejuízo provocado pelos softwares falsificados no Brasil aumentou e passou de dois bilhões de dólares - o quinto maior do mundo.

No centro de São Paulo, os vendedores oferecem os produtos piratas a preços tentadores.

A cada ano, há mais gente comprando softwares piratas. Mas, segundo a pesquisa, encomendada pelas empresas do setor, como os originais também estão vendendo mais, percentualmente a pirataria está diminuindo. Em 2009, caiu pra 56% do mercado.

“Representa um resultado muito positivo, principalmente num ano que foi marcado pela crise econômica mundial, e se esperava que no Brasil os índices de pirataria iriam até aumentar”, fala Frank Caramuru, diretor da Business Software Alliance do Brasil.

Para o Fórum Nacional Contra a Pirataria, a redução ainda é tímida.

“Nós temos que diminuir a oferta, educar as pessoas e também defender a desoneração tributária, que os impostos sejam menores. Todas as iniciativas que foram feitas no sentido de diminuir impostos reverteu em benefício da legalidade”, fala Edson Vismona, presidente Fórum.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132629/visualizar/