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Economia
Quinta - 13 de Maio de 2010 às 03:51
Por: Fábio Turci

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Até cidades médias brasileiras já reclamam da quantidade de carros na rua, mas esse é o resultado de uma profunda transformação. É a mudança trazida por uma grande parcela da população que passou a ter renda e crédito para comprometer boa parte do orçamento doméstico na compra de um carro.

Uma pesquisa concluída esta semana mostra para quantas pessoas o carro zero se tornou acessível com as mudanças mais recentes.

De um ano e meio para cá, os juros para financiamento de veículos caíram de 2,4% ao mês para 1,8%, em média. Já o prazo máximo de pagamento subiu de 74 meses para 80. A redução no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que terminou em março, fez o preço de um modelo popular cair 6,5%. Com tudo isso, a prestação de um carro pode cair de R$744 para R$557.

Resultado: segundo a pesquisa, quase 8 milhões de famílias que não podiam comprar um carro zero passaram a ter condições pra isso em 2010.

Não foi só a prestação que passou a caber no bolso. O bolso também ficou mais cheio. O aumento no emprego e na renda ajudou a transformar o sonho num carro zero. Porém, a autora da pesquisa, Luiza Rodrigues, explica: as condições favoráveis já estão mudando.

“Daqui pra frente, o preço do carro deve subir por causa do fim do desconto do IPI e por causa do custo do aço, que aumenta. Também o juro deve ficar mais alto. Esse conjunto de fatores _juro mais alto e preço mais caro_ conta contra e menos famílias provavelmente vão ter capacidade de comprar um carro até o final do ano”, diz.

Antes que o preço suba demais, Seu Paulo e Dona Marçulina compraram o primeiro carro zero da vida deles.

“Faz tempo, desde moleque, até que enfim conseguimos um carro zero”, conta Seu Paulo.

Ele garante que já está pensando no segundo:

“Tem que pensar alto, pensar baixo não dá”, diz.






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