Vox Populi aponta que se as eleições fossem hoje o ex-governador Blairo Maggi seria eleito senador, juntamente com Antero Paes de Barros
Vox Populi: Maggi lidera a disputa pelo Senado com 73% das intenções
O ex-governador Blairo Maggi (PR) se mantém com folga na liderança da corrida pelo Senado, segundo nova rodada de pesquisa do instituto Vox Populi, contratada pelo Diário.
Se a eleição fosse hoje, Maggi seria eleito com 73% dos votos, junto com o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), com 32% do total. Em terceiro aparece o deputado federal Carlos Abicalil (PT), preferido por 23% dos entrevistados. Em seguida surgem o deputado estadual Percival Muniz (PPS), com 10%, e o ex-procurador da República Pedro Taques (PDT), com 5%. Os eleitores que declararam não votar em ninguém, em branco ou nulo totalizam 3%. E os que não souberam ou não responderam chegam a 39%.
Os números são relativos à modalidade estimulada, em que o eleitor é apresentado a um cartão com os nomes dos postulantes. E a soma dos percentuais ultrapassa os 100% porque, ao contrário da eleição passada, desta vez o eleitor terá a opção de votar em dois nomes para o Senado, já que haverá duas vagas em jogo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1° e 4 de maio, ouvindo mil eleitores com 16 anos ou mais. Os entrevistadores percorreram 40 municípios, alguns sorteados aleatoriamente e outros de inclusão obrigatória. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A enquete foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 10.295/2010.
O pré-candidato de maior rejeição segundo a pesquisa é o ex-senador Antero. Ao serem questionados em qual dos nomes eles não votariam “de jeito nenhum”, 10% dos eleitores apontaram o tucano. Nove por cento citaram o ex-procurador Pedro Taques. Percival Muniz e Abicalil são rejeitados por 7% dos entrevistados. A rejeição de Blairo é a menor (4%). Dezessete por cento disseram que poderiam votar em qualquer um deles.
Na modalidade espontânea, Maggi também é líder. Na soma do primeiro e do segundo votos na espontânea, o ex-governador aparece com 10% das intenções. Nesta mesma modalidade, Antero surge como o preferido para 2%.
Como se trata de uma pesquisa espontânea, o nome da senadora Serys Slhessarenko também aparece (1%). Mesmo percentual prefere Abicalil. Os dois petistas travaram uma batalha para decidir quem seria o nome do partido para o Senado. A vitória foi de Abicalil, o que acabou revoltando os partidários de Serys e a própria, que ameaça abandonar a política. Pedro Taques e Percival não são citados nesta modalidade.
Na estimulada, Maggi surge em primeiro quando o eleitor é questionado sobre o primeiro voto. Ele é o preferido para 59% dos eleitores. Em segundo lugar está Antero (12%). Quando a questão envolve o segundo voto, as posições se invertem. Antero é o primeiro no segundo voto, com 20% das votações. O segundo lugar do segundo voto é Maggi (14%).
Comentários