Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 12 de Maio de 2010 às 03:49
Por: Mariana Guedes

    Imprimir


A Plura Consultoria e Inclusão Social (http://www.plura.com.br)  trabalha com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e atua, diretamente, com as empresas contratantes e com os candidatos às vagas. O objetivo vai além de auxiliar as corporações a se adequarem às exigências da Lei de Cotas (nº. 8.213/91), que determina que as companhias com mais de 100 funcionários contratem pessoas com deficiência. Para a Plura, existe um desafio maior, que é o de incentivar que o RH não apenas cumpra a lei, mas, acima disso, acredite que pessoas com deficiência são capazes de atuar em cargos de responsabilidade com excelência, como qualquer outro funcionário. “Essa conscientização mudaria o atual cenário que, para não serem multadas, as empresas disponibilizam apenas cargos sem muita prospecção visando apenas “tapar buraco” ao invés de oferecer boas oportunidades aos funcionários com deficiência”, explica o diretor da Plura, Alex Vicintin.

Para ele, a Lei de Cotas foi criada com o propósito de abrir as portas do mercado de trabalho para as pessoas com deficiência, e fazer com que as empresas passem a acreditar no potencial desses profissionais. “O RH fica preocupado em preencher a cota ao invés de fazer uma inclusão de qualidade”, complementa Alex. Para as empresas que decidem fazer o trabalho completo de inclusão social, chamado de 360°, a Plura oferece diversas ferramentas, como: planejamento de diagnósticos para a inclusão, projetos estruturais para acessibilidade, treinamentos comportamentais, educacionais e operacionais para recrutamento e seleção.

Depois da contratação, a Plura ainda acompanha o processo de evolução do profissional, e incentiva que ele tenha um plano de carreira dentro da companhia. De acordo com Alex Vicintin, esse trabalho é complementado pelas palestras de sensibilização para todos os níveis hierárquicos das empresas, a fim de conscientizá-los das particularidades de ter uma pessoa com deficiência na equipe e mostrar que ela é capaz. “Levamos em consideração os fatores humanos do processo. Acreditamos que a cultura interna de uma empresa não se muda do dia para a noite, por isso, desenvolvemos treinamentos, cursos e vivências que auxiliam a empresa no processo de aculturação frente ao tema inclusão de profissionais com deficiência”, completa Vicintin.

O trabalho é iniciado pela análise de acessibilidade, etapa que verifica as condições de trabalho que a empresa oferece à pessoa com deficiência, bem como qual tipo de deficiência está apta a receber  de acordo com sua estrutura. Em seguida, é feito o mapeamento de cargos, para identificar qual tipo de deficiência pode realizar as tarefas exigidas em determinada vaga. Para auxiliar nessa etapa, a empresa desenvolveu o Software Plura de Mapeamento de Cargos. “Este trabalho tem o objetivo de ampliar as possibilidades de contratação e evitar situações em que um colaborador, apesar de ter a competência técnica para o cargo, não consiga realizar a tarefa por causa de uma limitação imposta pela deficiência”, acrescenta Alex.

A Plura – Consultoria e Inclusão Social disponibiliza, em seu site (http://www.plura.com.br)  um banco de vagas onde os candidatos podem se cadastrar para fazerem parte dos processos seletivos abertos. É iniciado, então, o processo de seleção e entrevistas na Plura com os que se adéquam às exigências da vaga. Os que passam por essa fase são direcionados para uma entrevista com o gestor da empresa contratante, que escolherá qual colaborador preencherá a vaga. “Elaboramos o processo de contratação para atender prazos sem perder qualidade, levando em média 28 dias úteis”, finaliza o diretor.

Sobre Alex Vicintin:
Alex Vicintin é sócio diretor da Plura - Consultoria e Inclusão Social. Atuou na área de comunicação das empresas Edelman do Brasil, Art Presse e WN&P Comunicação. Na área de inclusão social trabalhou na Farah Service. É formado em Relações Públicas pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132798/visualizar/