Produtores culturais de quatro estados vão receber orientações sobre edital
Microprojetos Mais Cultura para Amazônia Legal
Os estados de Tocantins, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso sediarão oito oficinas do Microprojetos Mais Cultura nesta semana, nos dias 12, 13 e 14 de maio. A iniciativa busca orientar artistas e produtores culturais locais para a elaboração de projetos ao edital, que investirá R$ 13,8 milhões na Amazônia Legal.
Com inscrições abertas até o dia 11 de junho, o edital do Ministério da Culturavisa promover a diversidade cultural da Região Amazônica por meio do financiamento não reembolsável de projetos culturais e socioculturais. As iniciativas deverão ter como beneficiários jovens entre 17 e 29 anos residentes em regiões ou municípios da Amazônia Legal.
A secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, ressalta que o edital é a primeira ação da pasta direcionada para apoiar projetos culturais da Amazônia Legal.
“Trata-se de uma região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamentos para pequenas produções. Além disso, estamos incorporando o ‘custo amazônico’ nas ações do Ministério e contribuindo para promover a cidadania de milhares de jovens da região amazônica”, destaca.
Outra novidade do Microprojetos para Amazônia Legal é a possibilidade de inscrição oral de projetos, com o objetivo de facilitar e democratizar o acesso ao edital. Serão aceitas inscrições gravadas em meio digital ou fita cassete.
O Edital de Microprojetos é uma parceria do Programa Mais Cultura com a Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), o Banco da Amazônia (Basa) e os governos estaduais da região amazônica. Veja o edital.
Calendário de Oficinas
Comentários