Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 11 de Maio de 2010 às 19:07
Por: Flávia Porfirio

    Imprimir


Na próxima quinta-feira, 13, encerra o curso de Instalação de Sistemas de Segurança Eletrônica que está capacitando, nesta primeira etapa, 20 profissionais que atuam na área de segurança eletrônica e monitoramento de alarmes, em Cuiabá. Este curso faz parte de uma parceria do Instituto Federal de Educação (IFMT-DREC) - Campus Cuiabá, Procuradoria Regional do Trabalho (PRT-23ª Região) e o Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Transporte de Valores (Sindesp).  A certificação dos profissionais será, na quinta-feira, 15, às 19h, na sede do Sindicato, localizado a Rua Desembargador Ferreira Mendes, 233, Ed. Master Center, sls 2 e 3, centro de Cuiabá.

As aulas teóricas e práticas estão sendo ministradas no IFMT Campus Cuiabá pelos professores das áreas de eletrônica, automação industrial e informática. O curso tem duração de três meses totalizando 200 horas com aulas de segunda a sexta-feira. O sindicato da categoria investiu cerca de R$ 82 mil na aquisição de equipamentos modernos da área de segurança que estão sendo utilizados durante as aulas. Estes equipamentos foram doados para a Instituição e que também serão utilizados pelos alunos do Campus. Na grade do curso, os técnicos aprendem introdução a Segurança Eletrônica, Sistemas de Intrusão, Sistemas Incêndio, Circuito Fechado de TV, Controle de Acesso e Sistemas de Automação. 

Segundo o coordenador do curso de extensão, Marcos André da Silva, serão capacitados, neste ano, cerca de 120 profissionais da área. “Esta é uma parceria com o sindicato da categoria com o intuito de profissionalizar e aperfeiçoar o trabalho destes técnicos, e também, fazer com que as empresas trabalhem com a responsabilidade de ter técnicos habilitados neste segmento”, disse. O objetivo da parceria é oferecer o aperfeiçoamento da profissão e a redução de riscos inerentes ao trabalho desenvolvido pelos montadores e instaladores.  

Este curso faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2011, de n˚ 016/2010, que entrou em vigor em janeiro deste ano. O acordo prevê que a empresa que não capacitar seu funcionário será multada no valor de 20 pisos salariais (com base salarial da categoria) por funcionário, o que equivale a R$ 13 mil. Deste valor, será revertido 70% ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá, que será destinado para compra de equipamentos de laboratórios técnicos, materiais didáticos, remuneração do corpo docente e custeio administrativo e 30% será encaminhado para o Sindicato Laboral para custeio da Coordenação e acompanhamento dos cursos.

Para Marcus Vinicius Taques, diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do Instituto (DREC) Campus Cuiabá, esta parceria com o PRT - 23ª Região facilitou o convênio com o Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Transporte de Valores. “Este curso de extensão com a classe dos trabalhadores na área de segurança eletrônica faz com nos aproximemos mais da sociedade e exerçamos o nosso papel enquanto instituição de ensino proporcionando conhecimento a toda sociedade”, destacou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132837/visualizar/