Poconé vai receber Unidade Volante para recolhimento de embalagens vazias de agrotóxico
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da gerência de resíduos sólidos industriais e agrícolas, da Coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos emite autorização para Operação de Unidade Volante de Coleta de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, conforme estabelece a resolução do Consema Nº 001/2009. Desta vez, a cidade de Poconé (104 quilômetros ao Sul da Capital) recebe a referida autorização. O trabalho consiste em ter um local para o recolhimento de embalagens de agrotóxicos vazias. Objetivo do trabalho é atender os assentamentos e produtores de pequeno porte.
A gerente, Nêisi Leonor de Pinho Dias, explica que “a Unidade Volante de Poconé irá funcionar como unidade piloto, embora que no ano passado a Sema tenha emitido uma autorização para o funcionamento de uma Unidade Volante no município de Cáceres ”, disse.
Nêisi explicou como funciona o trabalho na Unidade Volante. “O solicitante, por meio da prefeitura, Ministério Público (MP) ou associações entra com um pedido fundamentado no Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), sendo o pedido procedente, o Indea certifica a Sema sobre o pedido, que indica um posto ou central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, devidamente licenciada.
Os estabelecimentos que vendem agrotóxicos avisam para os clientes o dia que vai acontecer o recolhimento das embalagens vazias. No dia da coleta, um funcionário do posto de recebimento de embalagens vai ao local pré-determinado e realiza o recolhimento, e todo material é trazido para o posto de Recebimento de Cuiabá”, frisou.
A gerente argumenta que “o funcionário que trabalha neste recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos é treinado de forma a atuar de maneira correta e antes da operação da Unidade, o posto ou a central deve estar de posse da autorização da Sema, para que tudo possa acontecer dentro das condições estabelecidas pela Resolução Consema 0001/2009, ressaltando que Mato Grosso foi o primeiro Estado a ter esta normativa”, salientou.
Mediante as demandas para recolhimento destas embalagens, três novasm cidades vão receber a unidade volante, que são elas: Cáceres, São José dos Quatro Marcos e Araputanga.
Nêisi Leonor complementa que não basta apenas ir à cidade e fazer os recolhimentos. A população precisa saber da importância de dar um destino correto para estas embalagens vazias. “Realizamos trabalhos de conscientização para que o trabalho seja eficaz, pois sabemos que em alguns casos o produtor/assentado queima, enterra ou apenas joga fora estas embalagens, e tal prática é prejudicial para o nosso meio ambiente”, pontuou.
O trabalho realizado em Poconé vai ser na próxima sexta-feira (14.05) em um espaço cedido pela prefeitura do município. O trabalho inicia às 8 horas da manhã e termina às 17 horas. No mesmo dia, todo o material recolhido é trazido para o Posto de Recebimento de Cuiabá.
Comentários