Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 04 de Agosto de 2013 às 03:53

    Imprimir


Um produtor de Nova Mutum vai realizar a primeira exportação de suínos reprodutores de Mato Grosso para a Argentina. O preparo do embarque de 1045 suínos reprodutores, machos e fêmeas acontecerá amanhã (03.08), na empresa Ideal Agro.


 
De acordo com o gerente da Ideal Agro, Lisandro Haupenthal, a principal razão para a abertura do novo mercado é a questão sanitária. “Somos certificado pelo Ministério da Agricultura e pelo Indea e temos essa preocupação com a sanidade, além de possuir um plantel altamente qualificado. Isso despertou a atenção dos argentinos que nos acionaram para compra”, pontua.


 
A exportação vem em um momento bom para os suinocultores do Estado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs, houve uma queda nas exportações do Brasil para a Argentina. A retração registrou 7,05% nas vendas de carne suína para a Argentina, em junho: 662 t, em relação a 713 t em junho do ano passado. No acumulado do ano, houve um crescimento de 21,16% em volume (7.994 t) e 27,42% em valor (US$ 25,96 milhões).


 
Para o presidente da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Paulo César Lucion, o desenvolvimento e efetivação de programas de sanidade são considerados fundamentais para que o Estado possa atingir novos mercados. “Ao preservarmos a qualidade sanitária do nosso rebanho de suínos podemos aumentar a competitividade de nosso produto no mercado internacional. A Acrismat, apesar de todas as dificuldades, esta trabalhando para fortalecimento do sistema sanitário, afinal com essa exportação já vemos o quanto o nosso Estado pode crescer”, destaca..





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/13288/visualizar/