Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 11 de Maio de 2010 às 08:44
Por: Jean Campos

    Imprimir


Guilherme Filho/Secom-MT
Prefeitos de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande foram recebidos pelo governador Blairo Maggi
Prefeitos de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande foram recebidos pelo governador Blairo Maggi

O governador Silval Barbosa (PMDB) assegurou, ontem, contrapartida do Estado aos municípios mato-grossenses, com mais de 100 mil habitantes, contemplados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Pela manhã, Silval se reuniu com os prefeitos de Cuiabá, Chico Galindo (PTB); de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR). de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PMDB), e de Sinop, Juarez Costa (PMDB), para apontar dificuldades dos gestores na conclusão das obras do PAC 1 e as prioridades para o PAC 2.

O encontro antecipa agenda em Brasília onde o Estado buscará recursos junto ao governo Federal para investimentos em habitação, saneamento, mobilidade urbana, pavimentação e contenção de risco. Nesta quarta-feira, o governador e os cinco prefeitos se reúnem com os ministros da Casa Civil, do Ministério das Cidades e com o Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac).

Eles devem apresentar as metas e expectativas dos municípios à segunda etapa do PAC – que entre 2011 e 2014, investirá R$ 960 bilhões em todo o País –, além de discutirem formas de cooptar recursos para resolver as pendências do PAC 1.

De acordo com o presidente estadual do PR que participou da reunião, deputado federal Wellington Fagundes, Silval teria garantido aos gestores municipais a contrapartida de 5% a 10% do total das obras.

Com sinal dos prefeitos Chico Galindo e Murilo Domingos, Silval Barbosa anunciou que as obras do PAC 1 em Cuiabá e Várzea Grande – paralisadas desde a deflagração da Operação Pacenas, da Polícia Federal - serão retomadas nos próximos dias.

Em Cuiabá, o chefe do Executivo espera apenas definição quanto a participação do Exército na execução de um lote. “Nossa preocupação está em acelerar as obras que terão muita importância para a Copa do Mundo de 2014”, disse Chico Galindo.

Já em Várzea Grande, o prefeito busca junto ao governo solução para os preços dos materiais que já se encontram superiores aos da planilha aprovada à época do início das obras. Murilo Domingos citou como as duas principais prioridades a restauração e urbanização da Avenida Ulisses Pompeu de Campos, e saneamento básico para o sistema dois do município. “Pedimos para o governador ajuda cooptarmos recursos até junho”, disse Murilo.

O peemedebista Juarez Costa disse que R$ 53 milhões já foram investidos em obras de tratamento de esgoto e drenagem em Sinop e que aguarda novos recursos do PAC 2 para dar prosseguimento às obras. “Cidades como a nossa que crescem cerca de 10% ao ano precisam de ajuda do governo estadual e federal para acompanhar este crescimento”, disse Juarez.

Após a reunião, Silval Barbosa ponderou que, por se tratar de ano eleitoral, o governo deverá ter cautela na concessão de incentivos aos municípios. “Tudo que o Estado vai aportar de contrapartida estará inserido no orçamento deste ano”, ponderou Silval, lembrando dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132941/visualizar/