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MT Eleições 2014
Terça - 11 de Maio de 2010 às 02:02
Por: Ana Rosa Fagundes

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Candidatos ao governo viram twittereiros
Candidatos ao governo viram twittereiros

O Twitter é uma das ferramentas de comunicação que mais crescem no mundo. Até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faz uso do microblog. Em Mato Grosso, os políticos não ficam para trás. Os três pré-candidatos ao governo do Estado têm perfil no Twitter: o ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), o empresário Mauro Mendes (PSB) e o governador Silval Barbosa (PMDB).

Eles usam a rede social para divulgar ações e reuniões, bem como detalhar o cotidiano. Nessa fase de pré-campanha, em que todos viajam muito pelo interior, o Twitter virou uma espécie de agenda. Wilson é o que mais tem seguidores, condizente com o tempo em que está no site. Ele é o mais velho dos três no Twitter.

O sistema do microblog é simples. Ele permite que o usuário envie e leia atualizações pessoais de outros contatos. Um detalhe importante é que o usuário só pode digitar 140 caracteres por atualização.

Como a propaganda eleitoral só será permitida a partir do dia seis de julho, a ferramenta na internet serve como uma estratégia para os políticos tentarem aproximação com o eleitorado.

O mais antenado é o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos. Ele tem um perfil no microblog desde julho do ano passado. Até a tarde de ontem ele era seguido por 603 pessoas e seguia 258. Quando ainda era prefeito ele divulgava as ações de governo. Ele chegou a afirmar para jornalista, assim que aderiu à rede, que, se quisessem saber das notícias do Alencastro, era só acessar o site. Algumas resoluções de secretariado de segundo escalão foram anunciadas pelo site.

Depois saiu do comando do Executivo, em 31 de março, passou a usar mais o site como agenda e para contar sobre o que encontra nas andanças por Mato Grosso, alfinetando o atual governo. “Duas palavras foram as mais faladas pelas lideranças locais: abandono e esquecimento”, escreveu Wilson, no Twitter.

O empresário Mauro Mendes também aderiu ao fenômeno Twitter. Seu primeiro post é de 19 de abril deste ano. Ele já tem 240 seguidores e segue 293. O empresário mantém o Twitter bem atualizado, porém não gera muita polêmica. Ele usa o site para descrever suas viagens pelo interior, sempre agradecendo a receptividade que recebe por onde passa. “Política fervorosa em Nova Olímpia. É muito bom encontrar com políticos com o mesmo compromisso que o nosso”, escreveu esta semana Mauro.

O governador Silval Barbosa, que vai tentar a reeleição, é o mais novo na rede social. Ele entrou este mês no Twitter. Por enquanto tem apenas 64 seguidores e segue 58. Ele costuma enaltecer as qualidades do Estado e fazer da rede social sua agenda de trabalho. Ontem ele escreveu sobre uma reunião que terá em Brasília amanhã. “Quarta-feira estarei em Brasília. Levo os planos que discuto e aprovo hoje com prefeitos. Jamais voltei de Brasília com as mãos vazias”, estava escrito no perfil do governador de Mato Grosso.

Apesar de contribuir para divulgar a postulação dos candidatos, o Twitter pode ser usado como ataque aos candidatos. Pela facilidade de acesso, qualquer usuário pode criar contas com informações falsas dos políticos.

Há perfis, por exemplo, expostos no Twitter que não originariamente feito pelos seus autores, os chamados fakes.






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