Presidente do PR emplaca ex-prefeito no 2º escalão da Sinfra
O ex-prefeito de Itiquira Pedro Gil do Amaral passa a compor o segundo escalão do governo Silval Barbosa como secretário-adjunto de Vias Urbanas, Habitação e Saneamento vinculada a pasta de Infraestrutura. A nomeação sai nesta terça e, no dia seguinte, Gil já toma posse.
Ele vai ocupar o lugar de Joaquim Curvo, que, depois de cinco anos, deixou a administração em 31 de março junto com o então governador Blairo Maggi. Curvo está com problemas de saúde. Ele já presidiu partidos, como o PPS da Capital, e ocupou vários cargos comissionados, entre eles o de secretário do ex-prefeito de Cuiabá por dois mandatos Roberto França.
Já Gil foi prefeito de 89 a 92. Militava na época no velho PFL (hoje DEM). Atualmente, ele toca uma farmácia em Cuiabá. Sua indicação partiu do deputado federal Wellington Fagundes, presidente regional do PR, que faz parte do arco de alianças em apoio à reeleição de Silval. Gil chega na Infraestutura com menos de duas semanas depois da queda do então titular Vilceu Marchetti, um dos investigados por suposto envolvimento no esquema de superfaturamento na compra de maquinário pelo governo estadual.
Mesmo diante da crise e com a chegada do novo secretário Arnaldo Alves de Souza, que foi remanejado do Planejamento depois da exoneração de Vilceu, a secretaria de Infraestrutura não passou por mudanças em outros três cargos estratégicos. Um deles, o de adjunto de Rodovias Pavimentadas, tem Alexandre Correa de Mello no comando. Alexandre se vê na "corda bamba". Muitos líderes já pediram a sua queda junto ao Palácio Paiaguás. O escândalo das máquinas, cujo processo foi conduzido pela Infraestrutura, não foi suficiente para derrubar também Jean Martins, que conduz o setor de Obras Públicas. O governo mantem ainda na secretaria, inclusive desde o primeiro mandato de Maggi, Ezequiel Lara, que cuida da gestão sistêmica.
Comentários