Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 10 de Maio de 2010 às 20:06

    Imprimir


Em greve há 55 dias e sob fortes ameaças de morte, o presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) de Cláudia (608 km da Capital), Edson Sauthier, e o diretor regional do polo Nortão III e vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Cândido da Silva, decidiram pedir proteção de vida à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), amanhã (11), às 10 horas.

O presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, protocolizou, hoje (10) à tarde, pedidos de audiências com o secretário Diógenes Gomes Curado Filho, com o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Marcelo Ferra, com o Governador do Estado Silval Barbosa, com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado José Riva (PP), e com o presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, para evitar uma tragédia no município, diante das ameaças de morte, perseguições e decisão do prefeito Vilmar Giachini (PMDB) de demissão dos servidores contratados e retenção dos salários de todos os concursados em greve.

A cada dia aumentam as retaliações por parte do Poder Executivo, inclusive com corte de salários. Mesmo diante do clima tenso e de insegurança, os trabalhadores de educação de Cláudia continuam mobilizados. O prefeito Vilmar Giachini tentou a ilegalidade da paralisação sob alegação de a mesma ser continuidade da greve realizada no ano passado. Entretanto, o processo foi arquivado pela Justiça. Agora, novamente, ele tenta enfraquecer o movimento de todas as formas inclusive com a retenção dos salários dos grevistas.

As pressões aos sindicalistas e aos profissionais fortaleceram ainda mais o movimento. A categoria não vai recuar, mesmo sob a ameaça de multa diária de R$ 10 mil, enquanto não garantir avanços na pauta de reivindicações. Os trabalhadores sempre estiveram abertos ao diálogo, mas sem obter resposta do Poder Executivo. A categoria está cansada de ser “enrolada” com os constantes pedidos de prazo para atendimento da pauta.

Diante do descaso e das pressões, o sindicato tem buscado todas as formas de manifestações de solidariedade, notas de repúdio à atitude do prefeito pelo corte de salários e conclamado a abertura de canais de negociações.

Os presidentes do Sintep/MT, Gilmar Soares, da subsede de Cláudia, Edson Sauthier, e o diretor regional e vereador, Antônio Cândido, vão conceder entrevista coletiva, amanhã (11), logo após protocolizar o pedido de proteção, na Sejusp.

Assunto: Entrevista coletiva

Data: 11/05 – terça-feira

Horário: 10 horas

Local: Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no Centro Político Administrativo






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132992/visualizar/