Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 03 de Agosto de 2013 às 20:32

    Imprimir


Desbloquear seu computador com um sorriso, mover arquivos de um lugar para outro deslizando as mãos no ar, realizar buscas por comando de voz e, por fim, desligar a máquina fazendo um “tchau” com as mãos.


 
Todas essas ações podem parecer coisa da ficção científica, como o filme Minority Report, mas já estão presentes em vários computadores portáteis e fazem parte de um esforço para tornar a computação cada vez mais, acredite, humana.


 
A Intel é uma das empresas responsáveis por esse tipo de abordagem. A companhia promove atualmente a tecnologia Perceptual Computing. De acordo com o gerente de marketing da Intel, Juliano Alves, estamos prestes a atingir um novo grau de imersão na experiência de uso de um ultrabook.


 
— Os usos vão variar de acordo com a criatividade dos desenvolvedores. Um dos pontos positivos é a necessidade de pouco código para fazer com que o computador tenha interação com os usuários. Em questão de 30 minutos é possível personalizar gestões. O SDK (kit de desenvolvimento) também permite que os programadores trabalhem no mais baixo nível do código com facilidade.


 
A ideia é que a comunicação fique cada vez mais acessível para as pessoas e que os programas e aplicativos usem o máximo dos recursos de hardware para facilitar o dia a dia dos usuários.



 Desenvolvedores brasileiros


 
Para tornar possível esse tipo de interação com os computadores, a Intel fornece treinamento aos desenvolvedores interessados na tecnologia. De acordo com a companhia, o potencial dos recursos é infinito para a interação entre ser humano e computadores.


 
O cadastro para ter acesso ao material de treinamento sobre o Perceptual Computing é gratuito. Como incentivo, a companhia ainda promove a competição Peceptual Challenge Brasil, onde as melhores ideias de todo o mundo são selecionadas e premiadas.


 
Se depender das iniciativas brasileiras, os computadores estrão cada dia mais próximos e acessíveis aos usuários. O País já é o quarto do mundo em número de ideias enviadas para o desafio promovido pela Intel. Os vencedores do desafio devem competir contra as ideias enviadas de todos os lugares do globo – em pé de igualdade.


 
— As novidades são lançadas aqui ao mesmo tempo em que chegam aos EUA, China e outros lugares do mundo. O desenvolvedor brasileiro tem as mesmas chances de desenvolver um aplicativo inovador. É uma tecnologia que está, literalmente, ao alcance das mãos dos desenvolvedores.


 
Dentre as primeiras ideias pré-selecionadas no Brasil, a Perceptual tem projetos para interpretação e ensino da linguagem de sinais Libras, aplicativos para celulares e até mesmo o uso do recurso para montagem de looks de moda.


 
Alves comenta que os produtores de games também podem usar a tecnologia para adicionar novas camadas de interação à suas criações. O computador será capaz de compreender um movimento de cabeça, por exemplo, e mudar a visão do personagem de acordo com esse deslocamento




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/13303/visualizar/