Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Segunda - 10 de Maio de 2010 às 13:41
Por: Flávia Borges

    Imprimir


Na contramão das declarações do ex-prefeito de Cuiabá e pré-candidato ao governo do Estado, Wilson Santos (PSDB), que questionou a veracidade da pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Ibope, um dos mais conceituados do país, em que figura em segundo lugar na corrida ao Paiaguás, o pré-candidato do partido à senatória, Antero Paes de Barros, fez barulho e festejou sua segunda colocação rumo ao Senado. Antero publicou em seu blog os números da pesquisa divulgada na última sexta (8) pela TV Centro América em que aparece com 35% das intenções de voto, atrás do ex-governador Blairo Maggi (PR), que lidera com 75%. Para não "chatear" Wilson, o tucano não fez alarde sobre a pesquisa para governo estadual, mas, mesmo assim, citou o resultado.

Foram ouvidos 812 eleitores durante os quatro dias do trabalho de campo. O nome do ex-procurador da República Pedro Taques, pré-candidato do PDT, figura na condição de lanterna. Aparece com apenas 9%. Dos entrevistados, 3% disseram que votariam hoje em branco ou anulariam o voto. Já 11% se declararam indecisos. A pesquisa está registrada no TRE-MT sob número 10.612/2010. Esta é a segunda amostragem para o Senado divulgada nos últimos 30 dias. A primeira foi feita pelo instituto Mark em parceria com o RDNews e apontava também liderança de Maggi.

Essa não é a primeira vez que o ex-prefeito tucano questiona a credibilidade dos institutos de pesquisa. Em abril, Wilson preferiu não acreditar nos dados divulgados pelo RDNews e apontados por pesquisa do instituto Mark, que mostravam empate técnico entre ele e Silval, com Mauro Mendes logo atrás. Em alguns cenários, o governador aparecia com uma ligeira vantagem sobre o tucano. Wilson alega que os números não batiam com os seus, ou seja, com aqueles apresentados em pesquisas internas e ameaçou recorrer à Justiça Eleitoral para fazer estudo sobre o método da Mark no trabalho de campo.

No pleito de outubro vão estar em disputa duas das três cadeiras reservadas a representatividade de Mato Grosso no Congresso Nacional, com vencimento dos mandatos de Serys Marly e de Gilberto Goellner (DEM), que se efetivou no cargo com a morte de Jonas Pinheiro. Hoje Goellner está licenciado. Sua cadeira é ocupada por Jorge Yanai. Já o democrata Jayme Campos, que ensaiou candidatura ao governo e depois desistiu, prossegue no mandato de senador até 2014.
 


Matéria veiculada no blog do Antero cita pesquisa e  festeja a segunda colocação do tucano rumo ao Senado





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133054/visualizar/