Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 09 de Maio de 2010 às 08:19

    Imprimir


GPS vai apurar a realidade de cada propriedade e apresentar dados que servirão de referência à atividade mato-grossense
GPS vai apurar a realidade de cada propriedade e apresentar dados que servirão de referência à atividade mato-grossense

O Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso, batizado de “GPS”, foi lançado há cerca de 10 dias pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e já supera em 80% a meta traçada para 2010. O programa tem como meta identificar os custos e os benefícios da pecuária de Mato Grosso em uma linguagem bem acessível ao criador, deveria chegar ao fim deste ano com cerca de 100 propriedades, no entanto, o número de propriedades cadastradas chegou a 180, após apresentação da nova ferramenta de gestão no último dia 5, durante a sexta edição do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária, realizado no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.

“A meta da Acrimat era a de implantar o Programa este ano em 100 fazendas voluntárias, mas nossas expectativas já foram superadas e já temos cadastradas 180 propriedades rurais com um indicativo de aumentar, e muito até o final do ano”, comemorou o médico veterinário Aristides Maruri, que também participou da elaboração do GPS. Ele explica, que os índices diagnosticados serão posteriormente comparados aos índices de referência encontrados na literatura e posteriormente apresentadas ao produtor as alternativas para melhorar sua gestão. Mato Grosso detém o maior rebanho bovino do Brasil, são mais de 27 milhões de cabeças.

“Poucos pecuaristas de Mato Grosso se preocupam em fazer o levantamento dos custos e resultados dos investimentos de suas propriedades. Não existe a cultura de se fazer uma gestão do negócio e isso é extremamente prejudicial para o produtor”, afirma Peter Wilhelms, consultor de agronegócios da Acrimat e um dos idealizadores do programa.

Ele explica, que com o Programa desenvolvido o produtor vai poder acompanhar toda movimentação financeira da fazenda, do gado e dos investimentos, de forma simples e eficiente, através de uma planilha que pode ser preenchida no curral, no pasto, ou em qualquer lugar.

Para participar do Programa o pecuarista tem de ser associado da Acrimat. Não existe nenhum custo para o produtor, pois o programa é financiado pelo Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte de Mato Grosso. (Fabov). “A participação do pecuarista nesse projeto é muito importante, pois com as informações levantadas, que, aliás, são sigilosas, vamos ter um diagnóstico da realidade do custo de produção, vamos saber quanto o produtor investe para produzir uma arroba de boi. Com esse levantamento projetos serão desenvolvidos de forma específica para cada região, pontuar os gargalos e buscar soluções de forma mais eficiente”, explica o presidente da Acrimat, Mario Candia. Ele ressalta ainda que o produtor, ao aderir ao GPS, vai colaborar com o Estado, “que vai poder traçar os caminhos para se conseguir as melhorias que o setor necessita para aumentar a rentabilidade do produtor, com sustentabilidade”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133209/visualizar/