Conselho do FMI deve autorizar desembolsos para a Grécia
O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) deve se reunir, neste domingo, para formalizar o plano de resgate da Grécia e autorizar o primeiro empréstimo.
Após a sessão, marcada para as 12h (horário de Brasília), a entidade deve emitir um comunicado com detalhes adicionais sobre o programa de crédito e com a aprovação da primeira verba de ajuda, cuja quantidade ainda é desconhecida.
A assistência deverá ser suficiente para cobrir o valor aproximado de 8,5 bilhões de euros (US$ 10,795 bilhões) que a Grécia terá de pagar a seus credores no próximo dia 19. Atualmente o país é incapaz de captar dinheiro nos mercados a um juro acessível.
O Conselho Executivo é composto por 24 diretores que representam os 186 países-membros do FMI e é o órgão que aprova os programas de crédito do Fundo.
Segundo o acordo, o organismo estenderá à Grécia empréstimos no valor de 30 bilhões de euros durante três anos se o país cumprir as metas de redução do déficit e executar as reformas estruturais estabelecidas.
Enquanto os 24 diretores se reúnem na sede do FMI em Washington, 27 ministros de Economia e Finanças da União Europeia (Ecofin), também com reunião marcada para este domingo em Bruxelas, esperam concretizar os detalhes de um mecanismo de estabilização econômica com o objetivo de devolver a calma aos mercados e proteger o euro.
Comentários