Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 08 de Maio de 2010 às 18:57
Por: Sergio Guimarães

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Agricultura e meio Ambiente – Seagrima, de São José do Rio Claro, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar e propiciar renda aos pequenos e médio agricultores, participou, junto com a Cooperativa dos Agricultores de São José do Rio Claro – Coopercasp, do Dia de Campo, realizado pela Cooperativa Agropecuária e Industrial Luverdense – Cooagril,  na quinta-feira (06.04), na cidade de Lucas do Rio Verde.

Os produtores, aproximadamente 50, visitaram as dependências da Cooagril e participaram do Encontro Nacional de Tecnologia de Safra – Entecs 2010 – Inovação e Sustentabilidade, realizado na sede da Fundação Rio Verde, localizada na Rodovia MT 449, Km 08, em Lucas do Rio Verde, onde além de conhecerem novas técnicas de plantio, assistiram ao painel Cooagril: Leite no cerrado – uma solução sob medida, ministrado pelo Dr. Edmundo Benedetti, da Universidade Federal de Uberlândia.

Para o presidente da Coopercasp, Benedito Sampaio, a visita às instalações da Cooagril se deve em virtude da parceria que esta sendo firmada entre a Coopercasp e a Cooagril para o fornecimento e a compra de leite e insumos necessários para a produção, além da assistência tecnológica de produção. “Alem da compra do leite, a Cooagril estará atendendo os produtores com o fornecimento de insumos e assistência em campo com veterinários, agrônomos, zootecnistas e, auxilio na melhoria da pastagem e rebanho.”, afirmou Sampaio.

Segundo dados da Cooagril, a cooperativa iniciada em 1990, pretende investir na bacia leiteira da região, beneficiando 18 municípios em seu raio de atuação, com o beneficiamento de um milhão de litros de leite por dia até 2015. para atingir esta meta será construído um parque industrial para transformação do leite em natura em leite UHT, leite em pó, soro de leite em pó e queijos. Segundo o presidente da Cooagril, Paulo Franz, a proposta é congregar de 18 a 20 municípios. “São José do Rio Claro já é nosso parceiro, o que pretendemos é aumentar esta participação do município com o aumento da quantidade de leite e fornecedores, para isto, estamos oferecendo toda a orientação e tecnologia necessária com garantia em contrato da compra do produto.”, falou Franz.

De acordo com dados da Seagrima, a bacia leiteira de São José do Rio Claro tem crescido significativamente, passando de uma produção de 5 mil para 200 mil litros/mês, o que gerouexcedente de produção, pois a industria local  não consegue absorver todo o montante. Conforme o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jader José Borges, que participou do Dia de Campo, com o aumento da produção São José teve que buscar mercado alternativo para a produção Láctea. “Encontramos no vizinho município de Lucas do Rio Verde uma boa alternativa, pois, poderemos aumenta ainda mais nossa produção que teremos venda garantida com preço justo.”, disse o Secretário.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133266/visualizar/