Serra e Dilma contam com o apoio de pelo menos dois pré-candidatos ao Paiaguás cada; Petista estará nos palanques de Silval e Mendes e Tucano nos de Wilson e Mendes
Pré-candidatos à sucessão de Lula têm mais de um palanque em MT
Em Mato Grosso, os pré-candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) devem ter mais de um palanque, conforme reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.
O tucano terá dois palanques. O primeiro é oficial com o pré-candidato ao governo do Estado e ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos, com apoio dos democratas e petebistas. O outro palanque será com o PPS, que deve manter apoio ao empresário Mauro Mendes (PSB), que também mira o Palácio Paiaguás. A 40 dias do início das convenções e quatro meses das eleições gerais, o quadro sucessório em Mato Grosso começa a ser definido. A tendência é que haja segundo turno.
A ex-ministra Dilma Rousseff também conta com duas frentes. "Uma delas, será a do pré-candidato da situação, o governador Silval Barbosa (PMDB) cuja coligação conta com PT, PR e PP. A outra será a com o PDT e PSB que em Mato Grosso também apoia Mendes", diz trecho da reportagem. Como nacionalmente o PSB e PT estão apoiando Dilma, a união dos dois partidos no Estado deve ganhar força, confirmando as expectativas da senadora Serys Marly que após ser derrotada internamente pelo presidente regional do PT, Carlos Abicalil, para disputar o Senado, não mede esforços para cooptar aliados a Mendes. O petista, por outro lado, defende apoio a Silval. As duas correntes petistas travam nova disputa que só deve ser definida em junho quando acontecem as convenções partidárias.
"Apenas a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva, ficará com um só palanque no Estado. O PV ainda está dividido entre apoiar Mendes ou candidato tucano. O PV estadual teria fechado em torno da candidatura do empresário. O municipal com Wilson Santos. Apenas a convenção partidária poderá por fim a esta questão", diz a reportagem.
Comentários