Estado inaugura obras de restauração dos casarios de Acorizal
Em reconhecimento ao valor histórico e paisagístico dos casarios de Acorizal (62km ao Norte de Cuiabá), o Governo do Estado inaugura, nesta noite de sexta-feira (07.05), a restauração do Centro Histórico do município. O evento, com início às 20h, faz parte da programação especial do aniversário de 262 anos de Mato Grosso, que segue até 31 de maio. A festa desta sexta terá ainda apresentações artísticas de Gilmar Fonseca e banda Viola de Cocho, queima de fogos e fala das autoridades.
O Centro Histórico de Acorizal fica na rua das Brotas, que foi a primeira denominação do município em homenagem a Nossa Senhora das Brotas, imagem trazida por uma família de origem portuguesa, segundo a tradição local. Outra versão diz que durante uma pescaria no Rio Cuiabá, os pescadores encontraram a imagem da santa enroscada numa rede. Antes, a região era habitada pelos índios bororos.
Em 25 de agosto de 1833, pela de Lei Provincial foi criado o Distrito Paroquial de Nossa Senhora das Brotas, subordinado à Freguesia de Nossa Senhora do Livramento. O desenvolvimento comercial deu destaque a Brotas. Na região se desenvolvia bem a cana-de-açúcar e vários engenhos produziam a rapadura, o açúcar e aguardente, produtos comercializados em Cuiabá.
Em 26 de outubro de 1938, por meio do Decreto-Lei-Estadual nº 208 que definiu nova Divisão Territorial do Estado de Mato Grosso, o nome Brotas foi substituído por Acorizal, em menção a quantidade de palmeira acori existente na região. O município recebeu o nome Acorizal em dia 02 de dezembro de 1953, pela lei estadual n° 691.
PATRIMÔNIO
Após levantar dados técnicos e históricos sobre o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico do município, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) tombou os casarios da primeira rua de Acorizal como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Mato Grosso por meio da Portaria n.º 047/SEC/2006 de 25 de setembro de 2006, com base legal na Lei 3.774 de 20 de setembro de 1974, de Proteção ao Patrimônio Histórico.
O evento contará com a participação dos secretários de Estado de Cultura, Oscemário Daltro, e de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social e primeira-dama de Mato Grosso, Roseli Barbosa.
Comentários