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Economia
Sexta - 07 de Maio de 2010 às 03:26
Por: Marcondes Maciel

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Divulgação/G1
Vitrines “convocam” filhos para compra dos presentes para as mães
Vitrines “convocam” filhos para compra dos presentes para as mães

Melhor data para o comércio após o Natal, o Dia das Mães, a ser comemorado no próximo domingo (9), deverá gerar crescimento de 5% nas vendas em relação a 2009. O ticket médio de vendas – em torno de R$ 50 - também terá incremento por conta do melhor poder aquisitivo da população e das facilidades de compra oferecidas pela loja.

“Temos grande esperança de que as vendas possam alcançar até 5% de crescimento este ano. O momento para o consumo é favorável”, afirma o presidente do Sindicato Intermunicipal de Confecções, Tecidos e Armarinhos de Cuiabá e Várzea Grande (Sincotec), Roberto Peron. A entidade detecta um aumento real nos salários das classes C e D, que devem aumentar o valor do ticket de compra. “Com ganho real dos salários, temos perspectivas de aumento de pelo menos 5% no valor do ticket”, diz.

Segundo Peron, além da melhora no poder de compra, a população tem outros motivos para comprar mais neste Dia das Mães: a nova coleção outono-inverno já se encontra disponível nas lojas e os planos das lojas são “tentadores”. O comércio está vendendo em até oito vezes sem entrada, com taxas de juros reduzidas.

Ele afirmou que este ano as empresas irão fazer tudo o que estiver ao alcance para atrair os consumidores e manter as vendas aquecidas. “Além das facilidades, os empresários estão investindo em mídia, propaganda e marketing, apostando no aumento do consumo”.

Este movimento começou a ser percebido pelo comércio desde segunda-feira com a intensificação do pagamento dos salários, levando um maior contingente de consumidores às lojas para conhecer a nova coleção da estação e iniciar as compras. “A nossa expectativa é de que cerca de 60 mil consumidores percorram as lojas esta semana. No sábado, esperamos um fluxo de 100 mil pessoas nas ruas do centro”, estima Peron.

Outro fator que também deve ajudar nas vendas este ano, na avaliação de Peron, é que o comércio ficará duas horas além do horário normal de fechamento, hoje (sexta) e amanhã.

PRODUTOS - No ramo de confecções, artigos como blusas e bolsas devem predominar a procura para o Dia das Mães. Outros produtos, como acessórios femininos, perfumaria, cosméticos, celulares, flores e eletroeletrônicos, também devem compor o universo das vendas nesta semana.

O comércio projeta crescimento este ano em função do aquecimento da economia e da alta do poder aquisitivo. “Em 2010 também houve recuperação de crédito por parte do consumidor, o que abre a possibilidade de novas compras”.

Na opinião dos lojistas, uma das formas de manter o comércio atrativo para o consumidor é fazer promoções e conceder facilidades nas vendas para os consumidores.

CDL - De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá, o Dia das Mães, no comparativo com o ano de 2009, promete crescimento nas vendas, “em torno de 5% a 7%”, avalia o presidente da entidade, José Alberto Vieira de Aguiar.

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito-SPC/CDL Cuiabá, a base de dados da capital mato-grossense referente ao comparativo entre abril deste ano e o mesmo mês de 2009 aponta acréscimo de 16,43%. No comparativo entre os três primeiros meses de 2010 e igual período de 2009, houve incremento de 4,91% no número de consultas ao SPC. 






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