Yanai é o primeiro nissei a ocupar uma vaga no Senado brasileiro
O senador recém empossado, Jorge Yanai, declarou nesta quinta-feira (6) em seu discurso de posse que pretende levar ao Senado os grandes temas sobre o futuro do páis. "Quero trazer ao plenário desta casa o futuro deste país. Precisamos de um transporte eficiente. Precisamos recuperar nossas rodovias e concluir definitivamente a rodovia Cuiabá Santarém", declarou Yanai, que é o primeiro nissei a assumir uma vaga no Senado em quase 102 anos de imigração japonesa. Ele substitui a partir de hoje o senador Gilberto Goellner durante sua licença médica, com duração 123 dias.
De acordo com Yanai, o Centro-Oeste produz muito e Mato Grosso é campeão na produção de grãos, além de ter um rebanho de cerca de 30 milhões de cabeças de gado. "Qual o estado mais rico que o Mato Grosso", questionou.
Ele lembrou, pórém, que o município de Sorriso, por exemplo, tem grande prejuízos porque o transporte representa mais de 50% dos custos de produção. "Mato Grosso hoje é o pior lugar do mundo para transporte", frisou.
Mèdico por formação, o senador disse que dará atenção especial à área da saúde, à educação e à segurança pública. Disse ainda que defenderá a região Norte do Estado, que tem sido alvo de ambientalistas e ongs que desconhecem a região. O parlamentar defendeu projetos para recuperação do meio ambiente e a implantação da hidrovia Teles Pires-Tapajós.
Jorge Yanai cumprimentou o sernador Jayme Campos que, segundo ele, foi o melhor governaodor que o Estado já teve. Também parabenizou a senadora Serys Slhessarenko, com que foi deputado estadual entre 1991 e 1994, e destacou a presença do deputado Vilveu DalBosco no plenário do Senado.
Cumprimentou também os três ex-prefeitos dos municípios de Sinop que prestigiaram a solenidade. O senador lembrou do ex- senador Jonas Pinheiro, senador que fez história por Mato Grosso e destacou a capacidade de trabalho do ex-senador Gilberto Goellner, que, segundo ele, demonstrou grande competência na área da agricultura.
Falou soibre a tradição japosena e a parceria entre Brasilo e Japão. Temos que aproveitar este relacionamento que temos com o Japão e formar parcerias comerciais e cultuirais.
Comentários