Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quinta - 06 de Maio de 2010 às 10:15
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Vinte dos 24 deputados vão buscar a reeleição. O quadro que se desenha apresenta  Otaviano Pivetta (PDT) e Ságuas Moraes (PT) como pré-candidatos à Câmara Federal, enquanto Percival Muniz (PPS) sonha com o Senado. Já Antonio Brito (PMDB), que assumiu cadeira na Assembleia com a renúncia do então titular e hoje prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio, decidiu não se submter ao teste das urnas de 3 de outubro deste ano. Os demaisjá deflagraram a pré-campanha na esperança de serem reconduzidos. Analistas acreditam que a renovação devem chegar a 50% para um pleito cujo quociente eleitoral será de 64 mil votos por vaga por partido e/ou coligação.

Aqueles que abandonaram suas bases ou segmentos os quais juraram representá-los começam, estrategicamente, a investir no trabalho de reaproximação. Existem alguns fatos curiosos e intrigantes sobre a atuação de alguns parlamentares. Gilmar Fabris (DEM), por exemplo, permaneceu nesta legislatura até agora mais fora do que dentro da Assembleia. Ele está na quarta licença médica. Na soma geral, são mais de dois anos afastado. Desta vez ele é substituído por Pedro Satélite (PPS). Ságuas retornou agora à cadeira. Ficou três anos como secretário de Estado de Educação.

Três enfrentam problemas de cassação de mandato mas, por força de liminar, continuar exercendo mandato: Chica Nunes, Fabris e Percival. A bancada evangélica se movimenta pela reeleição para o terceiro mandato de Sebastião Rezende (PR), da Assembleia de Deus. Wallace Guimarães (DEM) aproveitou o período em que a esposa Jaqueline Guimarães esteve como secretária de Saúde de Várzea Grande para, com uso escancarado da máquina, reforçar seu projeto político, na base do controle da regulação de pacientes do SUS.

Os deputados, que ganham R$ 15 mil de salário e outro valor igual a título de verba indenizatória, se mostram convictos de que vão obter êxito nas urnas de novo por causa de seus segmentos e do uso do poderio econômico. Quem está dentro se esforça para continuar, enquanto os de fora também se organizam para entrar.

Quem não devem concorrrer à reeleição...
Otaviano Pivettta (PDT)
Percival Muniz (PPS)
Antonio de Brito (PMDB)
Ságuas Moraes

...e deputados que tentarão novo mandato
PP
Maksuês Leite
José Riva
Antonio Azambuja
Airton Português
PR
Jota Barreto
Sérgio Ricardo
Mauro Savi
Sebastião Rezende
João Malheiros
Wagner Ramos
DEM
Dilceu Dal Bosco
José Domingos
Gilmar Fabris
Chica Nunes
PMDB
Adalto de Freitas, o Daltinho
Nilson Santos
PT
Ademir Brunetto
Ságuas Moraes
(*) Flávio Gomes
PPS
(**) Pedro Satélite
PSB
Wilma Moreira
PSDB
Guilherme Maluf
----------------------------
(*) Está no lugar de Ságuas 
(**) Substitui Gilmar Fabris





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133651/visualizar/