Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Maio de 2010 às 08:34

    Imprimir


Cuiabá vai contar com o “know-how” de especialistas da Universidade de Brasília (UnB) para repensar seu sistema de transporte público e produzir um plano de mobilidades que atenda às expectativas para o trânsito na Copa de 2014. Por três meses, uma equipe encabeçada pela PhD em transportes Yaeko Yamashita capacitará os técnicos da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) na produção de projetos, que poderão incluir o alardeado sistema Bus Rapid Transit (BRT), exemplo de ônibus expressos originado em Curitiba.

A UnB é referência em estudos sobre transportes urbanos e, segundo o engenheiro civil George Lavor Teixeira, que integra a equipe vinda de Brasília, o trabalho em Cuiabá vai proporcionar aos técnicos daqui abordagens mais modernas sobre o transporte, com referências de pesquisas atuais e exemplos práticos aplicados em outras cidades.

Tudo servirá para que a administração municipal possa produzir para si um plano de mobilidades avançado e específico para a cidade. “Não adianta simplesmente implantar aqui o modelo de Curitiba, mesmo sendo referência nacional. Precisa-se desenvolver um modelo próprio para Cuiabá”, argumenta Teixeira.

Para chegar a este ponto, com um projeto que atenda aos anseios da população no transporte público, a discussão sobre o modelo que Cuiabá precisa também passará por reuniões envolvendo representantes de entidades como presidentes de bairros, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros. A partir do debate e da orientação de planejamento dada pela equipe da UnB, a prefeitura formulará um edital de licitação para a delegação do transporte coletivo na cidade. Obviamente, tendo em vista os prazos necessários para chegar em 2014 com estrutura suficiente. E, segundo Teixeira, “o desafio é fazer o melhor projeto com prazo condizente às necessidades da população, mas Cuiabá está num momento muito oportuno, tem disponibilidade de financiamento e todo mundo quer que a Copa seja um sucesso”. (RD)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133668/visualizar/