Em um ano, lei antifumo multou 374 estabelecimentos e interditou um
Os números foram divulgados na tarde desta quarta-feira pela Secretaria do Estado da Saúde em evento realizado no Hospital do Coração, em São Paulo, para comemorar um ano da lei, aprovada em abril e assinada em 7 de maio de 2009.
De acordo com a secretaria, das 736 autuações, 374 multas --de cerca de R$ 800-- foram aplicadas na cidade de São Paulo e 362 foram no interior do Estado. A diretora do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Cristina Megid, afirmou que, em nove meses de fiscalização, o índice de reicindência foi baixo.
"Nós tivemos 99,8% de adesão por parte dos estabelecimentos. Apenas um bar teve que ser interditado por dois dias, mas, após a interdição, o estabelecimento reabriu dentro das normas da lei. Nossa intenção agora é intensificar a fiscalização, principalmente em grandes eventos", afirmou a diretora.
O governador Alberto Goldman (PSDB) e o secretário-chefe da Casa Civil do governo de São Paulo, Luiz Antonio Marrey, receberam um prêmio de organizações de saúde nacionais e internacionais pela iniciativa, elaboração e execução da legislação.
Comentários