Olimpíada da Língua Portuguesa cria expectativa nas comunidades escolares de MT
Professores, estudantes e diretores das escolas estaduais que participaram da 1ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP) aguardam com expectativa o início das atividades em 2010. O projeto que reúne representantes de todo o país teve no ano de 2008 treze semifinalistas de Mato Grosso, sendo sete representantes de escolas estaduais e seis, de escolas municipais. A competição é considerada como uma proposta criativa e desafiadora em prol da melhoria da qualidade de ensino de Língua Portuguesa.
A professora Sônia Cândido e Silva, da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Diniz Alves Toledo, do município de Novo São Joaquim, foi vencedora na categoria Relato de Experiência, uma modalidade aberta para os professores, na etapa Regional. O prêmio foi conquistado após ela e o estudante da escola, Lucas Gustavo Gomes da Silva - concorrendo na modalidade Poesia - terem passado pelas etapas escolar, municipal e estadual.
A conquista levou a professora a se tornar uma espécie de consultora municipal sobre OLP, além de atualmente coordenar o concurso na cidade. O relato que lhe conferiu o prêmio teve início no primeiro contato da professora com as informações da Olimpíada. O acesso ao site www.escrevendoofuturo.org.br seguido da inscrição da escola culmina com a participação da professora Sônia e da turma da 4ª série.
Inscrição feita, a professora recebeu o material com o passo a passo para trabalhar com os estudantes: “O material é diferenciado e incentivador”, destaca Sônia. Inspirada com a nova experiência a professora passa a criar propostas de trabalho inovadoras. “Implantei o cantinho da leitura, a declamação de poesias com material que pesquisava em casa e outros que os alunos traziam”, relata. Toda aula passou a ter leitura de poesias.
A escolha do trabalho que concorreria na Olimpíada foi coletiva. “Não interferi”, disse. O poema vencedor na etapa escolar foi ”Memórias de um Pioneiro”, de Lucas Gustavo Gomes Silva. Ele chegou na semifinal, com outros 500 semifinalistas e respectivos professores. Juntos viajaram para São Paulo e participaram de atividades culturais e de formação. Como premiação, os textos semifinalistas fizeram parte de uma coletânea de Poesia, Memórias Literárias e Artigo de Opinião.
A edição 2008 inscreveu 80¨% das escolas do Estado, levando a semifinal representantes de 13 escolas públicas. Para esta Olimpíada a coordenação espera superar esses índices, despertando o interesse para práticas inovadoras e de sucesso na aprendizagem. Em 2010 a OLP trabalhará com os seguintes anos escolares e categorias. Poema, 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental. Memórias Literárias, 7º e 8º anos (6ª e 7ª séries) do Ensino Fundamental. Crônicas, 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. E, Artigo de Opinião, 2º e 3º anos do Ensino Médio.
As inscrições somente deverão ser feitas online, pelo site www.escrevendoofuturo.org.br. Para outras informações estão disponíveis os sites www.mec.gov.br, www.fundacaoitausocial.org.br, www.cenpec.org.br. Ou ainda, pelos telefones 0800-7719310 (Olimpíada) ou 3613-6414/3613-6321 (Neiva Boeno/Seduc-MT).
Comentários