Governos reúnem esforços para aprimorar atendimento à população brasileira
O fortalecimento e o aprimoramento de programas e serviços socioassistenciais, em todo território nacional, são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros. Com base nessa afirmação, secretários estaduais de assistência social defenderam, na manhã desta terça-feira (4/5), a importância da parceria entre os governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal. No Brasil, cerca de 5,5 mil municípios já aderiram ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o que equivale a mais de 99% das cidades do País.
Reunidos durante evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social (Fonseas), em Brasília, os representantes de cada Estado reforçaram a necessidade de as esferas governamentais priorizarem as ações intersetoriais. Na avaliação da ministra Márcia Lopes, não há dúvidas de “que é preciso fortalecer as políticas públicas em benefício da população brasileira”.
Responsabilidades – Intensificar as possibilidades de atendimento às comunidades dos municípios de pequeno porte é uma das preocupações apontadas pela representante de Alagoas, a secretária Solange Bentes Jurema. “Queremos propor um olhar mais amplo nesse sentido. Vamos levar em conta as dificuldades desses municípios”, disse. Para o secretário Ricardo Henriques, do Rio de Janeiro, os Estados precisam compreender, de fato, a responsabilidade da estruturação do pacto federativo. “Vamos assumir essa responsabilidade”, acrescentou.
Para a secretária que representa Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola, a iniciativa do MDS de promover o encontro de hoje é parte de um movimento político que restaura o papel dos Estados no Brasil. “O trabalho do Ministério clareia a funcionalidade de cada ente federado. Sabemos, ainda, que é necessário entender a saúde e a educação, por exemplo, como políticas de desenvolvimento social”, afirmou.
O encontro “Fortalecendo a parceria MDS e Estados: ações prioritárias para 2010” continua no período da tarde, no Hotel Mercure (prédio marrom), no Setor Hoteleiro Norte.
Comentários