Mato Grosso é destaque em Fórum do Estadão
O Fórum Estadão Centro-Oeste, realizado pelo Grupo Estado (Jornal O Estado de São Paulo), reuniu nesta terça-feira (04.05), cerca de 300 investidores e nove palestrantes para um workshop. O evento aconteceu no hotel Renanissance, em São Paulo. Desafios do agronegócio, crescimento e sustentabilidade estavam entre os principais assuntos da pauta. Os ex-ministros da agricultura, Alysson Paulinenelli e Reinold Stephanes fizeram uma analise da ocupação do Centro-Oeste e das políticas agrícolas do Estado.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf estava entre os sete debatedores e falou sobre o desenvolvimento econômico de Mato Grosso, um dos Estados que mais cresce no Brasil. O destaque da apresentação ficou para o aumento de 373% nas exportações nos últimos seis anos. Nadaf aproveitou para falar das políticas de incentivos do Governo concedidos às empresas por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, que ajudam a compensar as deficiências logísticas.
Os incentivos fiscais contribuíram para a atração de 400 novas empresas para Mato Grosso. Estas empresas também foram responsáveis pela mudança da matriz econômica do Estado e pela industrialização. A comprovação desta mudança foi o aumento das exportações, mantendo a mesma produção agropecuária.
Além do secretário Nadaf, outros representantes de Mato Grosso também falaram sobre o Estado que foi o destaque do Seminário. Vários empresários demonstraram interesse pelo Estado e já agendaram visitas e reuniões com o secretário de Indústria e Comércio para as próximas semanas.
Comentários