MDS seleciona mais cinco municípios para implantação de Restaurantes Populares
Mais cinco municípios brasileiros terão Restaurantes Populares cofinanciados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Na última sexta-feira (30/4) o ministério publicou o resultado final dos selecionados por meio de edital, que receberão recursos para a implantação do programa. Foram selecionadas as propostas das Prefeituras de Chapecó (SC), Cametá (PA), Itajaí (SC), Uberaba (MG) e Joboatão dos Guararapes (PE).
Neste ano, o edital teve uma novidade. As propostas deveriam contemplar tecnologias com sustentabilidade ambiental e social na implantação dos Restaurantes Populares. Os recursos disponibilizados pelo edital em 2010 está na ordem de R$ 6 milhões para iniciar a implantação das cinco unidades. O financiamento será para a construção do prédio, aquisição de equipamentos permanentes, móveis e utensílios. A manutenção e gestão dos restaurantes serão de responsabilidades das Prefeituras ou governos estaduais.
Programa - Os Restaurantes Populares são equipamentos públicos de alimentação e nutrição e integram a Rede Operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Têm por objetivo ampliar a oferta de refeições adequadas a preços acessíveis à população de baixa renda. As instalações apoiadas têm capacidade mínima de produção de 1.000 refeições diárias e são instaladas em municípios acima de 100 mil habitantes.
O público beneficiário dos restaurantes é formado por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. Em todo o País, existem 78 Restaurantes Populares em funcionamento beneficiando cerca de 140 mil pessoas.
Comentários