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Economia
Segunda - 03 de Maio de 2010 às 09:18
Por: Fabiana Reis

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Vitrines estampam condições de pagamento; filhos têm diferentes opções de presentes como bolsas, sapatos e perfumaria
Vitrines estampam condições de pagamento; filhos têm diferentes opções de presentes como bolsas, sapatos e perfumaria

A seis dias do Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, o comércio varejista de Cuiabá está a todo vapor. Para este ano, a projeção é que as vendas no Estado cresçam entre 4% e 15% nesta que é considerada a segunda melhor data para os lojistas, ficando atrás apenas do Natal. A ocasião movimenta lojas de vários segmentos como confecções, calçados, joalherias, eletrodomésticos, eletrônicos e perfumaria. E para atender à demanda, estabelecimentos localizados tanto no centro da cidade quanto nos shoppings se preparam para atender aos filhos que irão às compras e que devem lotar as lojas até sábado, dia que antecede a data.

O otimismo dos lojistas é evidente nas vitrines e na decoração toda especial que estampam as entradas dos estabelecimentos comerciais. Declarações de amor, possibilidade de parcelamento das compras, compre 1 e leve 2 estão entre as mensagens enviadas pelos comerciantes aos consumidores. O vice-presidente da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron afirma que os lojistas reforçaram os estoques e agora estão à espera dos clientes. Ele lamenta que este ano haverá apenas uma semana cheia que antecede a data comemorativa, mas afirma que isso não é motivo para desanimar os empresários. "Esperamos ainda que nesta semana a temperatura caia um pouco para que possamos iniciar a venda das coleções outono/inverno, que já foram compradas e estão expostas nas lojas", diz ao informar que a expectativa é que o percentual de negócios fique entre 3% e 5% maior este ano.

O empresário diz ainda que o comércio oferece várias condições aos consumidores. Ele afirma que até um tempo atrás, o varejo de confecções e calçados se limitavam a parcelar as compras em até 3 vezes, mas que agora o prazo foi estendido para até 6 vezes. Se o produto for de maior valor agregado é possível parcelar em até 8 prestações, sem contar os crediários próprios como cartões de loja e carnês.

Na região central, a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) estima que as vendas sejam 8% maiores este ano na comparação com 2009. "Estamos vivendo um bom momento e os lojistas investiram alto. As pessoas podem ver nas vitrines que a qualidade e a variedade dos produtos se equiparam à de qualquer grande centro", afirma o superintendente da entidade Manuel Gomes, ao acrescentar que a estabilidade econômica e o ganho salarial vêm contribuindo a cada ano para que o tíquete médio dos presentes aumente.

A confiança de que as vendas vão ser superiores em 2010 também é verificada nos shoppings. No Pantanal, a previsão é que a comercialização supere em 15% as realizadas no ano passado, ultrapassando também o percentual de 7% estimado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) para o Dia das Mães. Já no Goiabeiras, o superintendente, Adilson Marante, diz que as expectativas são as melhores possíveis, porém prefere não arriscar números. "Os mais conservadores apostam em alta entre 10% e 12% e os mais otimistas de 25% a 30%", diz sem dar pistas sobre qual classe o empreendimento se encaixa. "Prefiro não chutar, mas tenho certeza que será um número significativo e expressivo em relação ao ano passado".

Preparado para atender o público que deve aumentar nesta semana, Marante afirma que já liberou o estacionamento adicional que o Goiabeiras possui para que os clientes não tenham dificuldade em guardar os veículos.

Presentes - Tradicionalmente os produtos mais vendidos para presentear as mães são confecções, calçados e perfumaria. Nos últimos anos os celulares têm conquistado espaço na preferência de quem presenteia. "Mas filho que é filho quer dar uma lembrança para a mãe de uso pessoal. Não que ele não deva dar uma televisão, uma geladeira, por exemplo, que têm valor agregado maior. Mas a intenção da data é presentear com algo que a mãe vai usar", defende o vice-presidente da Fecomércio, Roberto Peron, ao afirmar que a aposta dele é para as roupas, sandálias, sapatos e bolsas.

O setor de cosméticos e perfumaria é um dos mais beneficiados com a data. Na empresa Matos & Matos, por exemplo, franqueada de O Boticário em Cuiabá e Várzea Grande, a estimativa é que as vendas tenham um incremento de 15% sobre igual período do ano passado. Normalmente a marca já investe em novidades em lança kits específicos para ocasiões especiais como esta, além de produtos novos. A superintendente da empresa, Dalva Ferraz, explica ainda que os clientes são fiéis e que sempre adquirem as novidades, que são aprovadas pelas pessoas que são presenteadas. Entre as opções para as mães estão cremes hidratantes, sabonetes, óleos perfumados, colônias, além de estojos e acessórios especiais. Nas lojas, os clientes não precisam se preocupar com preços, pois existem produtos para todos os bolsos e gostos.

Serasa - Segundo sondagem realizada pela Serasa Experian, o nível de otimismo dos empresários no país para o Dia das Mães deste ano atingiu o melhor patamar dos últimos 4 anos, já que a pesquisa de Perspectiva Empresarial é feita desde 2006. O estudo, realizado entre 6 e 15 de abril com 936 executivos do setor comercial de todo o Brasil, aponta que 60% dos empresários consultados preveem aumento nas vendas. No ano passado, em decorrência da crise econômica mundial, o percentual totalizou apenas 34%, além de outros 7% que acreditavam em retração na comercialização na data comemorativa.





Fonte: A Gazeta

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