Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 02 de Maio de 2010 às 22:58

    Imprimir


O premiê britânico Gordon Brown disse neste domingo (2) que seu Partido Trabalhista, que governou o país nos últimos 13 anos, tornou-se o azarão na corrida das eleições gerais do Reino Unido, marcadas para a quinta-feira (6).

"Temos as menores chances, mas estamos lutando", disse o premiê ao jornal "The Observer", que lançou seu apoio aos "LibDems", Liberais Democratas, partido que tomou a liderança nas intenções de voto após os debates ne televisão -- realizados pela primeira vez no país.

Na opinião do jornal, Nick Clegg é o "candidato da mudança" e suas propostas de mudar o sistema eleitoral britânico, que favorece os trabalhistas e os conservadores, devem ser apoiadas.

"Pesquisas de opinião durante toda a campanha mostraram que os eleitores querem que os Liberais Democratas conquistem um espaço igual aos outros dois partidos", disse o jornal, em editorial publicado neste domingo.

"Um sistema eleitoral altamente desigual tem historicamente negado ao partido este direito", acrescentou o "Observer". O jornal foi o último a tornar público seu apoio aos rivais de Brown, no que tem sido uma campanha difícil para o premiê.

Na semana anterior o diário "The Guardian" também mostrou apoio ao candidato Clegg.

Os trabalhistas têm 345 assentos no Parlamento e ainda poderia ter influência na política nacional mesmo que saia das eleições em terceiro lugar.

Mesmo assim, o desempenho de Brown durante a campanha tem sido marcado por duras críticas da imprensa britânica, principalmente após a gafe em que foi flagrado chamando uma eleitora de "fanática".

Na reta final, Gordon Brown foi a mais de dez pontos diferentes de Londres neste domingo (2), incluindo igrejas e centros comunitários.

David Cameron (dos Conservadores) foi a uma sessão de debates comunitários na cidade de Newquay e Nick Clegg falou a eleitores em diversos pontos do norte do Reino Unido.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134140/visualizar/