Siga as dicas do Procon para compra de presentes
Com a proximidade do Dia das Mães é comum o aumento da demanda de reclamação de certos produtos nos Procons do Estado. Eletrodomésticos, aparelhos celulares, roupas e sapatos são alguns dos itens com maior consumo nesse período. O consumidor deve ter atenção e aproveitar as dicas do Procon Estadual, pois a informação é a principal aliada na prática do consumo consciente e na garantia dos seus direitos.
É importante que o consumidor tenha uma postura preventiva durante o pré e o pós-venda. Ele deve estar informado do preço e sobre todas as características do produto que pretende adquirir. Deve também questionar a política de garantia da empresa, pois muitos fornecedores trocam imediatamente o produto que apresenta vícios.
Seja o comerciante ou o fabricante do produto, o fornecedor tem 30 dias para solucionar definitivamente o problema. Caso isso não ocorra nesse prazo, o consumidor terá direito a escolher entre a substituição do produto por outro igual, a restituição imediata do valor do produto, monetariamente atualizado, ou o abatimento proporcional ao preço.
“É importante que o consumidor guarde todo o material publicitário, com as informações que o levaram a realizar a compra. O artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) obriga o fornecedor a cumprir a oferta que veicular”, ressalta a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.
O Procon recomenda ainda solicitar ao vendedor que ele coloque por escrito a oferta verbal feita durante a pesquisa de preço. Os produtos da vitrine da loja devem ter sempre afixados os valores, mesmo nos momentos de limpeza, rearranjo ou limpeza do local.
VESTUÁRIO
É importante lembrar que as lojas não estão obrigadas a trocar roupas e sapatos caso eles não apresentarem defeitos. Mas se o fornecedor optar por realizar a troca, esta informação deve ser solicitada por escrito em um recibo ou mesmo na nota fiscal do produto.
O consumidor deve sempre conferir as instruções das etiquetas dos artigos de vestuário e de cama, roupa e banho. Nelas devem constar os dados do fabricante ou do importador e informações sobre como lavar, passar e secar, importantes para a conservação do produto.
Para mais informações procure o Procon Estadual. O órgão atende ao público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e 3613 8500.
Comentários