Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Agosto de 2013 às 14:16
Por: Priscilla Silva

    Imprimir


Líder no ranking de focos de queimadas entre os estado, Mato Grosso, só no mês de junlo, registrou 61 ocorrências, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O resultado dos altos índices de queimadas contribui diretamente para o clima seco deixando a umidade relativa do ar abaixo de 30%. Nesta sexta-feira (02), a umidade está 31% e as temperaturas devem oscilar entre 30 e 35 graus Celsius. 


 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. O estado de atenção começa quando a umidade cai abaixo dos 30%. Quando a mesma atinge níveis entre 19% e 12%, é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência. 



O período seco no estado inicia sempre no início do semestre do ano. Não diferente dos outros anos, as temperaturas começam a aumentar na Capital. De acordo com informações repassadas pelo 9º Distrito de Meteorologia de Mato Grosso, as temperaturas em Cuiabá ficará entre 30 e 35 graus Celsius até segunda-feira (05). 


 
Além do incômodo, o calor acompanhado do tempo seco também ocasiona doenças respiratórias principalmente em crianças e idosos. Problemas como rinite, asma e bronquite, além de outros mais sérios como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) podem ocorrer.


 
Para os casos de infarto e AVC a explicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia é que o sangue fica mais denso, “entope” mais as veias e faz com que os acidentes vasculares cerebrais e panes no coração fiquem mais recorrentes.


 
Algumas receitas caseiras e já conhecidas ajudam a melhorar a qualidade do clima como colocar uma bacia cheia d’água no ambiente funciona, garantem os especialistas. Manter-se bem hidratação com a ingestão de água também evita ocorrência de doenças e melhora a sensação de bem estar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/13427/visualizar/