O governador do Estado do Alabama, Bob Riley, declarou nesta sexta-feira estado de emergência ante o avanço de uma mancha de petróleo por um derramamento que se estende no Golfo de México. O Estado é o terceiro a considerar a situação calamitosa depois de Louisiana e Flórida, além de Mississippi já estar em alerta para a chegada da mancha de óleo.
"O vazamento coloca em ameaça o nosso entorno e nossa economia", disse Riley durante entrevista à imprensa. "Nossas agências estatais estão trabalhando com as federais para preparar o Alabama para um desastre natural sem precedentes", afirmou à emissora de TV WHNT.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta sexta-feira que seu governo "fará todo o possível" para responder ao derramamento de petróleo que teve início no Golfo do México depois da explosão da plataforma "Deep Horizon". O acidente libera no mar mais de 5 mil barris (800 mil l).
Segundo o líder, embora a concessionária da plataforma, British Petroleum, seja responsável pelas tarefas de limpeza e contenção, o governo dos EUA está "completamente preparado" para cumprir sua parte com o objetivo de atenuar o desastre e proteger o litoral do Golfo, em colaboração com as autoridades locais e regionais.
Com informações de agências internacionais
Comentários