Sejusp encerra mais duas capacitações na área de policiamento comunitário
Terminou no fim da tarde desta sexta-feira (30.04) em Cuiabá e em Rondonópolis o curso de Promotor de Polícia Comunitária. Ao todo foram capacitados 185 profissionais (110 na capital e 75 em Rondonópolis) da segurança pública e líderes sociais para atuarem em conjunto nas ações proativas e na resolução de problemas na área.
Segundo o coordenador de Polícia Comunitária de Mato Grosso, major PM Jonas Duarte de Araújo, a carga horária do curso foi de 40 horas/aula distribuídas nas disciplinas de Direitos Humanos e o Serviço Policial, Relações Interpessoais e Formas de Intervenção; Mediação de Conflitos; Polícia Comunitária e Sociedade; Mobilização Social e Estruturação de Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg); Gestão pela Qualidade na Segurança Pública; Troca de Experiências de Polícia Comunitária; além de Recepção dos Discentes.
“Esses cursos são de extrema importância para nós, que lidamos com o policiamento comunitário. Não basta só instalar os Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), é necessário dar capacitação à comunidade para que ela realmente entenda o papel desse conselho”, disse o major ao adiantar que já está prevista para maio a abertura de mais duas turmas de promotor de polícia comunitária nos municípios de Alta Floresta e Vila Rica.
Atualmente existem 15 Bases Comunitárias de Segurança, sendo 10 em Cuiabá, duas em Várzea Grande e três no interior do Estado, com a recente inaugurada no município de Barra do Garças. Este ano, a Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sejusp deve implantar mais sete Bases Comunitárias de Segurança, sendo quatro em Cuiabá, uma em Várzea Grande e outras duas nos municípios de Sinop e Cáceres, totalizando 17 Bases na Baixada Cuiabana e cinco no interior do Estado.
Registro de ocorrências, emissão de carteiras de identidade, orientação, prevenção de acidentes domésticos e desenvolvimento de projetos sociais com a comunidade são alguns dos serviços ofertados pela Base Comunitária de Segurança.
Comentários