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Agronegócios
Sexta - 30 de Abril de 2010 às 15:45

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O balanço da Rodada de Negócios, realizada nesta semana, no Encontro Internacional de Negócios de Mato Grosso – Exponegócios MT 2010 – em Cáceres, 225 km de Cuiabá, aponta a intenção de comercialização de US$ 8,065 milhões, em curto e médio prazos (seis meses a um ano), entre os empresários mato-grossenses e compradores do Peru, Bolívia, Chile e Paraguai. O volume é quatro vezes maior do que o negociado no encontro do final de 2009 em Cuiabá, que foi de US$ 1,807 milhão.
 
Esta estimativa pode ser ainda maior, considerando que nem todos os 80 empresários que participaram da rodada responderam ao questionário do Sebrae-MT, responsável pelo evento em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio, Mineração e Energia de Mato Grosso(Sicme).

A intenção de negócios superou as expectativas iniciais do Sebrae, mesmo assim a instituição considera que o resultado alcançado no Exponegócios está aquém do potencial do Estado. “A rodada de negócios é o último estágio no mercado do comércio exterior. Neste momento, os empresários já têm que estar preparado com preço, logística, e capacidade de entrega do produto, ajustados para atender a demanda que surge deste relacionamento. Comemoramos o resultado em Cáceres, mas o Sebrae-MT vai continuar promovendo cursos, seminários e outras rodadas de negócios para capacitar o empresário do Estado a prospectar novos mercados no Brasil e no mundo”, garantiu a líder da Unidade de Acesso a Mercados do Sebare MT, Marta Torezan.

Relação comercial

Entre os empresários - 30 brasileiros e 50 vindos da Bolívia, Peru e Paraguai - os peruanos manifestaram o interesse pelo maior volume de negócios da rodada. Um total de US$ 6,920 milhões. O gerente Administrativo e Financeiro da Comercia, empresa distribuidora de alimentos, em Lima, Marco Antonio Escobar, disse que eles estão à procura de produtos com preço competitivo. “Estamos levando amostra de castanha do Brasil para o Peru. Vimos aqui produtos que tenham preço competitivo, como sabão em barra para uso comum”, explicou.

Os bolivianos que estavam em maior número devem fechar a compra de US$ 1,120 milhão. Os produtos mais demandados pelo mercado dos países andinos são os da área têxtil, de alimentos, confecções, cosméticos, móveis e madeira. Para o coordenador da Câmara de Exportadores de Santa Cruz de La Sierra (Cadex), Alejandro Ayala, o intercâmbio comercial se fortaleceu ainda mais com o evento. “O encontro foi bom porque as empresas brasileiras reconheceram que têm mercado em Santa Cruz, assim como os bolivianos viram que têm espaço aqui. É um mercado que está respaldado por instituições sérias como o Sebrae, em uma aliança também importante com a Cadex e a Câmara de Indústria e Comércio de Santa Cruz (Cainco) para fortalecer o comércio em toda a faixa de fronteira”, garantiu Ayala.

Além de empresários mato-grossenses das cidades de Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Primavera do Leste, a Rodada de Negócios atraiu empreendedores dos Estados do Paraná, Goiás e Rondônia.






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