Eleitos delegados de MT para II Conferência Nacional de Economia Solidária
Quarenta delegados irão representar Mato Grosso na II Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de junho deste ano, em Brasília (DF). A eleição foi realizada na tarde desta quarta-feira (28), no Hotel Fazenda Mato Grosso, durante plenária final da II Conferência Estadual de Economia Solidária.
Cada segmento (Poder Público - I, organizações da sociedade civil - II, e empreendimentos solidários - III) escolheu os representantes de acordo com a proporcionalidade disposta no regulamento da Conaes. De acordo com o documento, são 10 vagas para os dois primeiros segmentos e 20 para o terceiro.
O superintendente regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE), Valdiney de Arruda, ressaltou a eficácia da mobilização para a etapa estadual, apesar do escasso tempo para convocação. “Esse momento reflete a participação efetiva nas nove conferências regionais, que tiveram uma média de 150 pessoas por encontro”.
A importância da representatividade do Estado na Conferência Nacional também foi destacada por ele. “As contribuições estão mais fundamentadas, se comparadas com a primeira edição do evento, realizado em 2006”, frisou. Com delegados bem preparados, a expectativa é positiva. “Seguindo a perspectiva de que as conferências dos demais Estados também apresentaram avanços, o resultado esperado é o melhor possível”, acrescentou.
Colaboração - Eleito pelo segmento II, que abrange entidades de apoio, José Adolfo Iriam espera contribuir com as temáticas propostas pela Conaes. “Pretendo colaborar com o evento de uma forma geral, principalmente na estruturação de políticas públicas que atendam aos anseios de Mato Grosso”, afirmou o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Uma das necessidades apontadas por ele é a criação do Conselho Estadual de Economia Solidária. “Assim, o tema seria mais institucionalizado”, concluiu.
Comentários