Os pais devem ficar atentos porque isso é um problema grave. A aspiração de um objeto é a terceira causa de morte acidental em crianças no Brasil.
Uma colher de café, um prego, moedas, pulseiras, presilha de cabelo... É até difícil de acreditar, mas esses objetos foram engolidos e até aspirados por crianças. “A aspiração de um corpo estranho ou mesmo a ingestão de um corpo estranho ocorre principalmente em crianças mais novas, de um a seis anos. Com picos de idade entre um e três anos de idade”, diz Antonio Soares Souza, radiologista pediátrico.
A assistente social Terezinha Lisieux já passou por momentos complicados com o filho. “Na época ele tinha três anos e ingeriu uma moeda de 50 centavos, em 2007. No ano passado, em 2009, ele ingeriu o botão da bermudinha jeans”, conta.
Uma pesquisa feita por médicos de um hospital infantil em Curitiba, um dos maiores do país, mostrou que as moedas são os objetos mais encontrados nos exames.
Alguns casos são impressionantes. Uma criança conseguiu engolir uma colher de chá, outra engoliu uma chave, uma terceira, parafusos. O problema é ainda pior quando as crianças aspiram pequenos objetos.
“Isso obstrui a respiração e ai o atendimento médico tem que ser imediato para que a criança não venha ter uma parada respiratória ou ate mesmo uma parada cardíaca”, garante Maria das Neves Batista, pediatra.
Um paciente ficou com uma corrente presa no nariz. Já o exame de um adolescente mostra parte do pulmão comprometida por uma série de infecções. Tudo motivado por uma pequena peça de plástico que ele aspirou quando tinha apenas dois anos de idade, mas que só foi localizada 11 anos mais tarde.
Carlos Henrique, de três anos, chegou ao hospital com uma pedra dentro do ouvido. “Estava na cozinha, lavando a louça, e ele chegou dizendo que tinha enfiado a pedra”, conta a mãe do menino.
São tantos objetos estranhos e inusitados que os próprios médicos são pegos de surpresa na hora dos exames. Em um hospital do Rio, eles resolveram montar um museu em que o visitante até duvida de tudo que foi engolido ou aspirado por crianças.
Algumas situações podem parecer engraçadas, mas aspirar ou engolir objetos estranhos é muito perigoso. Veja o vídeo com a reportagem completa.
Comentários