500 demitidos em unidade do Grupo em Barra do Garças
Desde semana passada cerca de 500 funcionários da unidade do frigorífico JBS S/A (Friboi), em Barra do Garças (509 quilômetros ao leste de Cuiabá), perderam seus empregos em função de um ajuste implementado pela empresa. O “ajuste do quadro de colaboradores”, como trata a indústria, foi possível por meio da intensificação dos índices de produtividade, o que permitiu a extinção do segundo turno na planta, o noturno. Com isso, o grupo JBS afirma manter a mesma capacidade de abate diária, 2,5 mil animais, a segunda maior do Estado, atrás apenas do Bertin, em Diamantino (209 quilômetros ao norte de Cuiabá), com 3 mil cabeças/dia.
Apesar do volume de demissões ser conhecido por toda Barra do Garças, ele não foi admitido em nota do JBS enviada à imprensa. No texto, a assessoria de imprensa explica que o ganho em produtividade está sendo levado a todas as suas unidades fabris. No caso específico de Barra do Garças, “a companhia ajustou seu quadro e continua com 1.221 pessoas em seu quadro de colaboradores ativos", mas não menciona a palavra demissão e muito menos quantifica.
Em Mato Grosso, Barra do Garças é sede da maior planta do Grupo. Até o ano passado o JBS tinha quatro unidades, mas incorporou outras cinco plantas que pertenciam ao Independência, grupo em recuperação judicial.
Comentários