Processamento das declarações na Receita está mais rápida que nos anos anteriores
Divulgação da malha fina do IR sai semana que vem
Segundo ele, o processamento neste ano está mais rápido do que em anos anteriores e já na semana que vem a maioria dos contribuintes poderá saber se caiu na malha fina.
-Quase todo mundo que quiser saber se está em malha é só entrar segunda-feira (3) no site da Receita [www.receita.fazenda.gov.br].
A primeira região engloba o Distrito Federal e os estados do Tocantins, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Até esta segunda-feira (26), era o Distrito Federal que estava na frente no total de declarações enviadas no país. Enquanto o total geral de declarações não entregues era de quase 10 milhões de declarações no país, no Distrito Federal faltavam 200 mil.
Faltando apenas pouco menos de quatro dias para o prazo final, 300 pessoas em média por dia têm procurado a central de atendimento da Receita em Brasília. Esse número é bem maior que as 70 em Salvador e as 150 em São Paulo.
Dúvidas
Para quem ainda tem dúvidas, Flávio Villela dá um conselho: antes de procurar o atendimento pessoal, o contribuinte deverá esclarecer as dúvidas no site da Receita na internet.
- Caso persista a dúvida, o próximo passo é recorrer ao plantão telefônico no número 146. Se mesmo assim o contribuinte não conseguir resolver o problema, a saída é procurar o plantão nas unidades da Receita Federal.
Flávio Villela adverte que o contribuinte não deve deixar para a última hora, pois pode encontrar alguns problemas ao enviar a declaração. Ele garante, porém, que a rede do Serpro continua bem estruturada para receber o volume de declarações enviada até o prazo final, que é 30 de abril.
Segundo ele, do ano passado até agora não foram encontrados problemas técnicos da Receita Federal que tenha impedido a transmissão da declaração. Ele informou que a rede do Serpro está praticamente voltada para o atendimento ao cidadão e a entrega da declaração, além das tarefas de rotina.
Até as 13h30 desta terça-feira, cerca de 16,1 milhões de contribuintes haviam entregue as declarações pela internet, o que representa 67,08% dos 24 milhões esperados neste ano.
Comentários