Kamil deixa secretaria e presidente do MT Saúde deve assumir pasta
O secretário de estado de Saúde, Kamil Fares, deve mesmo deixar o cargo, segundo informaram fontes do Palácio Paiaguás ao Olhar Direto no começo da noite desta terça-feira (27). O governador Silval Barbosa (PMDB) deverá nomear o presidente do MT Saúde, Augusto Amaral, como novo chefe da pasta.
Para desistir da exoneração, Kamil havia solicitado mais autonomia nas ações dentro da secretaria, assim como um maior suporte financeiro e mais agilidade nos trâmites daquela pasta. Contudo, o chefe do executivo estadual, apesar de confirmar ter tratado de questões de trabalho da pasta, negou ter negociado a permanência do secretário.
“Não fui informado disso (exoneração de Kamil). Não sei se ele vai ficar ou não. Nos reunimos para falar de questões de serviço, rotina. Mas se ele, por algum motivo pessoal, resolver sair do cargo, os projetos continuam, os programas continuam", asseverou Silval Barbosa, durante o lançamento de obras de pavimentação no Bairro Jardim Florianópolis, na tarde de segunda-feira (26).
Segundo a assessoria do até então secretário de Saúde, Kamil está em São Paulo para tratamento de saúde. Além disso, eles negam que qualquer medida oficial já tenha sido anunciada.
O substituto
O principal nome para substituir Kamil, Augusto Amaral, é presidente do MT Saúde desde abril de 2006. Segundo as informações institucionais do site do plano de saúde estatal, ele possui mais de 20 anos de experiência em administração de hospitais, centro de diagnósticos, cooperativas de médicos e planos de Saúde em São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Augusto é natural do Rio de Janeiro e moram em Mato Grosso há mais de dez anos, formou-se médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é mestre em administração pela PUC de São Paulo. Além disso, atua como professor de graduação e pós-graduação da Unic na área de gestão de saúde.
Atualizada às 18h16
Comentários