Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 27 de Abril de 2010 às 16:01
Por: Rosana Vargas

    Imprimir


A Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat – lança durante o Evento Internacional dos Negócios da Pecuária - Enipec – o Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso – GPS. Esse programa vai possibilitar que o produtor identifique os índices financeiros, econômicos e técnicos de sua propriedade. A meta da Acrimat é de implantar este ano, o Programa em 100 fazendas voluntárias, com acompanhamento técnico e em total sigilo dos dados, para aplicar esse novo modelo e gestão.

O GPS será entregue ao produtor em forma de planilha, para ser preenchida durante 12 meses. O trabalho vai identificar os índices zootécnicos e econômicos de referencia para os sistemas de produção utilizados nas diferentes regiões de Mato Grosso. “Esses índices diagnosticados serão posteriormente comparados aos índices de referencia encontrados na literatura”, explica o Peter Wilhelms, consultor de agronegócios da Acrimat e um dos idealizadores do programa.

O médico veterinário Aristides Maruri, que também participou da elaboração do GPS, explica que “a cartilha consta informações que irão possibilitar o levantamento dos dados do rebanho no decorrer do ano. Assim, será identificar os valores do estoque de gado, número de animais vendidos, mortos, comprados e transferidos de categoria. Destes dados se originarão os índices zootécnicos financeiros como taxa de mortalidade, taxa de desmame, estoque de gado mensal; taxa de venda; diferencial de inventário do rebanho”.

“Esse trabalho já vinha sendo pensado há muito tempo, mas sem sucesso, pois não se conseguia encontrar a linguagem certa para atender as necessidades dos produtores, que estão em diferentes níveis. O objetivo da Acrimat é aumentar a produtividade na pecuária, possibilitar uma gestão simples e de sucesso, para que a atividade se torne mais eficiente e sustentável”, comentou o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari.

O GPS já está sendo apresentado aos pecuaristas de Mato Grosso, através de reuniões nas regiões pólos de Mato Grosso. “Estamos fazendo reuniões com os pecuaristas e identificando aqueles que querem participar do programa. A aceitação está sendo muito boa e acreditamos no sucesso do projeto”, comentou o médico veterinário gerente de projetos da Acrimat, Leonardo Assad.

Das 140 mil propriedades rurais registradas em Mato Grosso, 110 mil estão voltadas para a pecuária de corte. O levantamento que será feito através do GPS, vai possibilitar desenvolver ações que torne a atividade mais rentável. “A pecuária de corte é uma atividade muito complexa, tanto no que ser refere à administração da porteira para dentro como da porteira prá fora. Temos que proporcionar ao produtor ferramentas para auxiliá-lo nessa tarefa tão importante na vida socioeconômica”, ressaltou Vacari. Ele explica, que ao final de 12 meses, “os produtores que participaram desse trabalho inicial, irão receber um relatório e uma consultoria, identificando os gargalos da atividade e quais ações devem ser promovidas para torná-la mais eficiente. Tudo isso sem nenhum custo para o pecuarista e com sigilo absoluto dos dados”.

A ferramenta de gestão é uma necessidade do setor, que foi identificada no levantamento do “Diagnóstico da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Corte”, realizado em 2007, envolvendo profissionais, técnicos e consultores, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG), financiada pelo Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte (Fabov).

Oficialmente o Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso – GPS - será lançado no dia 05 de maio, às 14 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, durante o Enipec, que acontece de 3 a 5 de maio.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134713/visualizar/