Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Abril de 2010 às 14:26

    Imprimir


O Núcleo de Gerenciamento de Saúde (NGS) da Unimed Cuiabá promoveu, na manhã desta segunda-feira (26), no auditório da Cooperativa, a segunda palestra do programa “Vem viver com a Unimed”. Desta vez, a nutricionista Denise de Fátima Ignácio Souza repassou informações sobre a importância da alimentação saudável para o controle da hipertensão arterial.

Segundo ela, o tema deste mês foi escolhido em função do Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado no dia 26 de abril. “A conscientização é um modo eficaz de prevenção de algumas doenças crônicas como essa”, destacou a nutricionista. Uma das medidas preventivas é a adoção de hábitos de vida saudáveis.

A palestrante abriu o evento explicando o que é hipertensão. “De um modo simplificado, ela ocorre quando a pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias é muito forte”, explicou. É considerado hipertenso o indivíduo que apresenta pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg (ou 14 por 9) constantemente. “No Brasil, essa ocorrência atinge 20% da população adulta, com idade igual ou superior a 20 anos. Mas o número de casos de hipertensão em crianças e adolescentes vem crescendo nos últimos anos”.

Em Cuiabá, a doença foi diagnosticada em 22,2% dos pacientes. Desse total, 24,8% são mulheres e 19,3%, homens. “Se comparada a outros Estados do Centro-Oeste, a Capital mato-grossense perde apenas para Campo Grande (MS)”, ressaltou. Distrito Federal e Goiás apresentaram os menores índices de hipertensão. A maioria da população goiana, de acordo com a palestrante, pratica exercícios físicos regularmente. “Isso é para demonstrar a importância de atividades como caminhada, pedalada, natação, entre outras, no combate à hipertensão”.

Complicações - A hipertensão está relacionada a 40% dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Também pode ocasionar derrames cerebrais; doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração), e angina (dor no peito); insuficiência renal ou paralisação dos rins; e alterações na visão que podem levar à cegueira. O uso de medicamento ou não no tratamento será determinado pelo médico. “Se houver a indicação, o paciente deve tomar o remédio diariamente, além de aferir a pressão regularmente”, instruiu Denise de Fátima.

Diversos fatores estão relacionados à doença. A maioria deles, exceto histórico familiar, raça, e outras condições ligadas à genética, pode ser evitada com a mudança de alguns hábitos. “É essencial manter o peso equilibrado, optar por uma alimentação variada, rica em vegetais, frutas e cereais integrais, limitar o consumo de álcool, além de reduzir a ingestão de sal, de colesterol e gorduras saturadas”, alertou a nutricionista.

Agenda - A próxima palestra vai abordar o tema “Vença a Depressão e seja Feliz!”, no dia 31 de maio, às 9h. Posteriormente, o programa apresentará informações sobre “Sedentarismo - Movimente o seu corpo e cuide da saúde”, no dia 21 de junho, no mesmo horário. Os encontros ocorrem no auditório da Unimed Cuiabá, localizado na Rua Barão de Melgaço, n° 2713, bairro Centro Sul. Os interessados devem confirmar presença por meio dos telefones (65) 3319 3520 / 3521 ou pelo e-mail ngs@unimedcuiaba.com.br.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134725/visualizar/