Banca Examinadora seleciona os artigos acadêmicos para publicação do MTur nessa quinta e sexta-feira
Artigos Acadêmicos são escolhidos
Durante cerca de um mês, o Ministério do Turismo (MTur) recebeu a inscrição de 130 artigos acadêmicos para serem apresentados no 5° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. Oito trabalhos serão escolhidos para fazer parte de uma publicação eletrônica lançada pelo ministério, que será disponibilizada no Portal do MTur (www.turismo.gov.br). Além disso, o autor de cada um deles terá a oportunidade de compor as mesas de debates que serão constituídas no módulo Núcleo de Conhecimento.
Os profissionais responsáveis pela seleção desses artigos estão reunidos durante os dias 15 e 16 de abril para escolherem os artigos que serão publicados. Os materiais enviados deviam tratar de assuntos referentes à segmentação do turismo. Sáskia Lima, coordenadora-geral de Segmentação e responsável pela chamada, disse ter ficado surpresa com a quantidade de artigos recebidos. “Nós não esperávamos receber essa quantidade de artigos. A escolha será difícil, pois há trabalhos muito bons. Isso mostra a qualidade da produção acadêmica que dispomos no Brasil.”
Foram enviados artigos de 24 das 27 unidades da federação. O estado de São Paulo teve o maior número de participações, com 39 trabalhos, seguido do Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Santa Catarina.
Dos segmentos abordados, o Turismo Cultural obteve o maior número de obras, tendo sido tema de 31 artigos. Ecoturismo foi o segundo segmento mais debatido, aparecendo em 19 trabalhos. Turismo Social, de Sol e Praia, Rural e de negócios e Eventos também foram amplamente citados.
Serão considerados na classificação dos artigos, critérios como originalidade e relevância prática, além do alinhamento com a Política Nacional de Turismo, o enquadramento formal, a sequência lógica do texto e o embasamento teórico.
Os resultados desta seleção estarão disponíveis para consulta na próxima semana, no Portal do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br) e do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil (www.salao.turismo.gov.br).
Comentários