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Saúde
Segunda - 26 de Abril de 2010 às 10:43
Por: Michelle Achkar

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Getty Images
O consumo desse tipo de alimento aumentar o stress
O consumo desse tipo de alimento aumentar o stress

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto, no Canadá, aponta que os prejuízos do consumo de fast food vão além das questões relacionadas à saúde ou aumento de peso.

O consumo desse tipo de alimento estaria relacionado ao aumento do nervosismo, pressa, impaciência e até mesmo à perda de vontade de guardar dinheiro.

O estudo, que será publicado no jornal "Psychological Science", monitorou o comportamento de 57 voluntários que foram expostos a logotipos de diversas redes de faz food, como McDonald´s. As imagens foram mostradas rapidamente, de maneira que eles não pudessem identificar as marcas, mas sentir os efeitos subliminares.

Segundo os pesquisadores, os participantes demonstraram pressa mesmo sem ter prazos apertados a cumprir, e a conclusão é a de passar diante de tantos estabelecimentos do gênero diariamente pode ter efeito cumulativo. "Fast food representa a cultura da eficiência de tempo e gratificação instantânea. O problema é que o objetivo de economizar tempo é ativado sob a exposição a fast food mesmo quando o tempo não é fator relevante no contexto. Descobrimos que a mera exposição está promovendo um senso generalizado de pressa e impaciência", disse um dos pesquisadores Chen-Bo Zhong ao jornal inglês Times.

Para comprovar o resultado, os pesquisados levam um texto composto por 320 palavras antes e depois de serem expostos às imagens, e a leitura saiu muito mais rápida da segunda vez. Em outro experimento, os voluntários preferiram cosméticos do tipo três-em-um em vez de usar os produtos separadamente.

Quando o assunto em discussão foi dinheiro, os pesquisadores perguntaram se eles prefeririam ganhar uma pequena quantia de uma vez ou receber um valor maior, semanalmente, e novamente eles optaram pela gratificação instantânea depois de visualizarem os logos. Segundo o pesquisador, a constante exposição a essas marcas levam a efeitos e longo prazo.





Fonte: Terra

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