HSBC vê crescimento em cartões de crédito no Brasil
Na semana que vem, o Banco Central deve começar a elevar as taxas de juros para esfriar a recente aceleração econômica, impulsionada, em parte, pelos gastos do consumidor.
O HSBC, maior banco da Europa, vai absorver o inevitável impacto na inadimplência colocando mais recursos em cobrança. A instituição, porém, continuará a vender mais cartões de crédito, disse Alonso em entrevista à Reuters durante uma convenção em Acapulco.
"Nós precisamos estar preparados para isso", disse Alonso. "A inadimplência chega, você ajusta e então volta a trabalhar e emprestar."
Ele disse que o HSBC está concentrando vendas de cartão de crédito quase exclusivamente em atuais clientes com históricos sólidos.
As vendas no varejo do Brasil cresceram 12,3% em fevereiro em relação ao mesmo período do ano anterior, ressaltando a importância do consumidor para a economia do país.
Em meio à alta demanda na Ásia por ativos brasileiros, Alonso disse que o HSBC está planejando lançar um fundo para investidores focado na América Latina.
"Nós esperamos lançá-lo por volta de julho. Nós estamos trabalhando nisso", disse ele. "São ações. Brasil, México, um pouco do Chile, Argentina, Peru."
No mês passado, o HSBC disse que revelaria em breve um fundo para comprar investimentos brasileiros, beneficiando-se do aumento na demanda por títulos de alto rendimento.
Para ajudar a incentivar os negócios entre Ásia e Brasil, recentemente o HSBC instalou executivos latino-americanos da instituição em seus escritórios na China e poderá elevar essa presença, disse Alonso.
No ano passado, a China se tornou o maior parceiro comercial da América do Sul, com o comércio bilateral atingindo US$ 36,1 bilhões comparado aos US$ 35,9 bilhões do comércio com os Estados Unidos.
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