Ex-secretário diz que turismo fomenta economia e que região é rica em potencialidades
Cidinho prestigia festival em Barra do Bugres
O ex-prefeito de Nova Marilândia por três mandatos, ex-presidente da AMM por dois e ex-Secretário de Estado de Projetos Estratégicos do Governo do Estado de Mato Grosso, José Aparecido dos Santos, Cidinho, esteve prestigiando o Festival de Pesca de Barra do Bugres, oportunidade em que destacou o setor turístico como mola propulsora do desenvolvimento econômico no mundo, gerando emprego e renda nos municípios em que esse setor é visto por empresários e poder público com mais preocupação. É o caso de Barra do Bugres, em torno do festival, que hoje provoca uma grande movimentação na cidade e na região do Médio-Norte, servindo inclusive para divulgar as potencialidades de Barra do Bugres, atraindo investidores e admiradores.
Segundo Cidinho, o prefeito Wilson Francelino tem demonstrado uma grande preocupação com a economia local, buscando diversificar ainda mais a economia local e potencializando as já existentes, objetivando fortalecer ainda mais a rede comercial de uma forma geral. “Barra do Bugres é uma cidade hospitaleira, aconchegante e de um povo que se preocupa com sua imagem. O prefeito nos visitou inúmeras vezes na secretaria em busca de investimentos nos mais diversos setores, demonstrando sua preocupação com o rumo da economia de Barra” disse ele.
José Aparecido dos Santos acaba de deixar a secretaria de estado, onde ele fez um balanço positivo de sua passagem por uma das pastas mais importantes do governo, enfatizando que o sistema foi reestruturado com base no diagnóstico levantado em cada região do Estado pelos superintendentes de cada Consórcio. No entanto, os recursos foram de acordo com o perfil econômico de cada município. “É uma avaliação positiva, se considerarmos que o sistema de agricultura há anos foi literalmente acabado. No governo Maggi começou a reestruturação do sistema na medida em que foram criados os consórcios com o objetivo de desenvolver a agricultura familiar no Mato Grosso”, assegura. Para ele vários foram os avanços nas diversas áreas do governo do estado no tocante às funções da pasta estratégica do governo estadual, beneficiando diversos segmentos em todas as regiões de Mato Grosso.
Cidinho conseguiu destaque no Estado e no Brasil, por conta de uma gestão audaciosa a frente da prefeitura de Nova Marilândia, município que ajudou a fundar e administração pela primeira, chegando a ocupar o cargo de prefeito por três vezes, inclusive elegendo seu sucessor. Juvenal Alexandre da Silva, que foi seu companheiro de chapa como vice nos três mandatos. Um arrojado projeto baseado na avicultura impulsionou a economia, transformando a vida de centenas de pessoas não só em Nova Marilândia, como também nos municípios ao seu entorno. A nova atividade econômica cresceu tanto que atraiu um investimento gigantesco através de uma parceria da União Avícola e a então Perdigão, que construiu um moderno frigorífico para abate de aves, aumentando o numero de empregos diretos e fomentando ainda mais a economia na região.
O trabalho o levou a ser escolhido duas vezes prefeito empreendedor pelo SEBRAE, colocando-o em posição no destaque em nível de estado e ainda ser eleito para presidir por dois mandatos consecutivos presidente da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), onde também promoveu um trabalho revolucionário em defesa dos municípios de Mato Grosso. Ao deixar a prefeitura de Nova Marilândia e o comando da AMM, ele recebeu o convite do Governador Blairo Maggi para assumir a pasta de Assuntos Estratégicos, onde conseguiu desenvolver um trabalho que beneficiou milhares de famílias em todo o estado.
Sua atuação fez com que lideranças políticas de todo o Mato Grosso passassem a incentivá-lo entrar numa disputa às 24 cadeiras da Assembléia Legislativa, para que pudesse defender os interesses dos municípios e da população em geral. Perguntado sobre sua possível candidatura a deputado estadual, ele respondeu que promoverá uma consulta junto aos seus amigos, corre legionários, prefeitos e ex-prefeitos para discutir o assunto e posteriormente deverá colocar seu nome a disposição do partido (PR).
“Tenho recebido muitas manifestações importantes tanto de lideranças como da população, mas é preciso respeitar as regras eleitorais e avaliar de que forma podemos contribuir com o estado, com a política e com os municípios de Mato Grosso, por que o importante de fazer política, até parafraseando o Blairo Maggi e poder olhar para trás e ter a certeza de que fomos útil para a sociedade, como fui nos cargos que ocupei até agora” avaliou Cidinho.
Para ele, o estado hoje pode ser visto antes e depois do Governo Maggi, justamente por que conseguiu atender os anseios da sociedade levando desenvolvimento aos quatro cantos do estado, moradia, distribuição de renda, além de fazer uma política séria sem olhar questões partidárias e correntes políticas. Cidinho, disse também que o ex-governador pode contribuir muito com o estado em Brasília, se for a vontade do partido e da população.
Ao comentar sobre a disputa pela sucessão estadual, ele fez questão de ressaltar a competência administrativa de Silva Barbosa, bem como sua visão macro do estado. “Silva reúne todas as condições de continuar e aprimorar o trabalho iniciado por Blairo Maggi, ele possui idéias e projetos próprios, isso sem falar da sua capacidade de gerenciamento, não tenho dúvidas de seu preparo para governar” concluiu.
Comentários