Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Agosto de 2013 às 14:22

    Imprimir


O campus do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, em Cáceres realizou, na última semana, a formatura dos primeiros graduados do curso de Tecnologia em Biocombustíveis da região centro-oeste do Brasil. O curso foi criado em 2010 com a implantação do ensino superior no IFMT Campus Cáceres e é pioneiro na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.


 
“Nossa expectativa é muito grande, apostamos em um curso novo no IF e estamos ansiosos em atuar no ciclo produtivo de biocombustíveis, buscando alternativas sustentáveis para a produção”, afirma a Tecnóloga em Biocombustíveis, Jéssica Bernardes Teixeira.


 
Para o diretor-geral do IFMT Cáceres, professor Olegário Baldo a oferta do curso atendeu a demanda da sociedade por formação para o mundo do trabalho e ampliou as responsabilidades da instituição.


 
“Iniciamos o ensino superior em nossa instituição com dois grandes desafios. O primeiro era desenvolver um curso em bacharelado na área de Florestas, onde já tínhamos um caminho percorrido de mais de uma década na formação em nível técnico. Assumimos este desafio com o curso de Engenharia Florestal que está em seu quarto ano. Outro grande desafio foi inovar realizando o curso de Tecnologia em Biocombustíveis para atender uma demanda em ascensão do mundo do trabalho. Agora começamos a colher os frutos com a formação da primeira turma”, conta Olegário.


 
Segundo o diretor, a dinâmica do curso requer mais investimentos. “ Mas é só o começo da caminhada. Esta inovação e pioneirismo gera mais responsabilidade e requer mais investimentos. Temos um quadro de pessoal qualificadíssimo, mas precisamos ampliá-lo e continuar criando condições e estruturas para a realização de pesquisa, ensino e extensão de excelência”, considera o gestor.


 
O campo de atuação para os novos graduados é amplo e com mercado em expansão na região centro-oeste e no Brasil. Eles podem atuar desde a área de produção, distribuição, consumo, pesquisa e aplicações de biocombustíveis em empreendimentos produtores de matéria-prima, indústrias, laboratórios, universidades e institutos de pesquisa.


 
Para o coordenador do Curso do IFMT Cáceres, Professor Cristian Jaques Bolner de Lima, doutor em engenharia química e Pós-doutor em Microbiologia Aplicada, a expectativa é que os novos profissionais assumam os espaços de trabalho na região com protagonismo, ampliando a qualificação de pessoal e possibilitando o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias na área.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/13540/visualizar/