Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 21 de Abril de 2010 às 19:45
Por: Dayane Pozzer

    Imprimir


Rondonópolis recebeu na noite desta terça-feira (20) uma das etapas do Circuito Aprosoja – Planejamento da Safra 2010/2011, com o tema “O Agronegócio no Novo Contexto Político e Econômico”. Na ocasião, o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, falou sobre o atual cenário do agronegócio no Estado e sobre as perspectivas com relação à próxima safra. De acordo com o presidente, o momento não é adequado para os produtores investirem, mas sim para terem cautela e ficarem atentos ao mercado futuro.

O objetivo do evento, de acordo com Glauber, é levar a informação ao produtor sobre o cenário atual do agronegócio, no mundo, no Brasil e no Mato Grosso, e mostrar quais os instrumentos ideais neste momento para enfrentar uma possível crise que se desenha na Europa e que vai, certamente, influenciar os valores da soja, principalmente. “Tivemos um custo de produção muito alto na última safra e temos ainda um cenário de crise que pode surgir na Europa, que consome grande parte da nossa produção. A hora é de fazer planejamento, ter cautela e se capitalizar”, afirmou.

Glauber ressalta também que no curto prazo, em torno de dois anos, o cenário não é muito positivo devido a desvalorização que sofreu a oleaginosa na safra de 2009/2010. De acordo com dados da Aprosoja, o grão desvalorizou cerca de 30%, sendo comercializado a R$ 26,48 a saca de 60 quilos, enquanto que na safra 2008/2009 o preço médio atingido foi de R$ 37,83. As causas da desvalorização estão ligadas a uma super produção nos Estados Unidos, um incremento de área e produção em Mato Grosso e a queda na diferença cambial entre o real e o dólar.

Por outro lado, a médio e longo prazo a perspectiva é muito positiva para o setor, afirmou o presidente, que na abertura do evento falou também sobre política. Para ele, além de toda a cautela em minimizar custos e não investir em renovação de máquinas, os produtores devem estar atentos também ao ano eleitoral. “Devemos ficar atentos à política, cobrando a participação dos futuros governantes, ampliar essa participação, seja a nível federal ou estadual”, opina.

A 5ª edição do Circuito Aprosoja vai continuar percorrendo as principais regiões produtoras do Estado, no total de 19 cidades do interior, entre os dias 20 de abril e 07 de maio. Em Rondonópolis, o evento reuniu produtores e autoridades no Centro de Eventos Ipê que acompanharam a palestra “A Economia Brasileira e Mundial – Implicações para o Agronegócio”, proferida por Ricardo Amorim, economista e apresentar do programa Manhattan Connection, do canal GNT.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135403/visualizar/