Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 21 de Abril de 2010 às 19:32
Por: Camila Bini

    Imprimir


José Medeiros

Cuiabá (MT), 21 de abril de 2010 – Depois de séculos de atuação ao lado dos homens em batalhas e depois como meio de transporte, os equinos deixaram de ser o principal meio de locomoção humana graças à chegada das máquinas, assumindo papel de destaque em competições hípicas. Essa revolução na aptidão requer animais em boa forma física e detentores de um esqueleto devidamente mineralizado para que agüente todo o processo de treinamento. A nutrição e o manejo de eqüinos em reprodução e de animais atletas são o foco de uma das palestras setoriais da equideocultura nesta sexta edição do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec), realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) de 3 a 5 de maio.

A palestra “Nutrição de macro e micro minerais: manejo e nutrição para animais em reprodução e cavalo atleta” será ministrada por José Nicolau Prospero Puoli Filho, doutor em Fisiologia do Exercício Eqüino da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no dia 4 de maio, a partir das 16h30 no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. De acordo com ele, há a necessidade de tratamento diferenciado aos animais em função da longa expectativa de vida dos equinos. “Além disso, há uma exigência corporal acentuada, o que requer balanceamento nutricional”, explica José NIcolau.

Os minerais exercem um papel essencial na saúde dos cavalos. São nutrientes envolvidos em um grande número de funções vitais do organismo e parte integrante de vitaminas, hormônios e aminoácidos necessários para o desenvolvimento dos animais. Como os equinos obtêm a maioria dos minerais das forragens e rações concentradas, nem sempre o conteúdo mineral dos alimentos e sua disponibilidade vêm em quantidades e concentrações adequadas. “Além da quantidade em si dos nutrientes, é preciso atentar para a proporcionalidade dos minerais na dieta”, alerta o especialista.

O Enipec 2010 evento é co-realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e pela Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat). A previsão dos organizadores é receber cerca de 3 mil congressistas nos três dias do evento, que abrange no total nove cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, avicultura, suinocultura, ovinocultura, caprinocultura, aqüicultura, equideocultura e apicultura. Confira a programação completa no site www.enipec.com.br.

com Marianna Peres e Sônia Zaramella






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135404/visualizar/