Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 20 de Abril de 2010 às 20:59

    Imprimir


O FMI (Fundo Monetário Internacional) está dando seu sinal verde para que seus países-membros passem a taxar bancos e demais instituições financeiras.

A ideia é destinar o dinheiro cobrado dos bancos para um fundo de onde os governos possam fazer saques equivalentes ao que eventualmente perderem socorrendo o próprio sistema bancário.

Ou para cobrir os custos de uma crise econômica provocada pelos bancos --como a que ocorreu entre 2008 e 2009.

O FMI apresentou a proposta em documento "estritamente confidencial" (a que a Folha teve acesso) encaminhado no último dia 16 aos representantes dos países que integram o G20 (que reúne as 20 maiores economias do mundo).

Batizado como "Uma contribuição justa e substancial do setor financeiro", o documento sugere uma taxação linear em todos os países que arrecade o equivalente a entre 2% e 4% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada economia.

No caso brasileiro, para se chegar a 2% do PIB teriam de ser levantados cerca de US$ 63 bilhões, mais de seis vezes o lucro do Banco do Brasil no ano passado (que foi o maior da história de uma instituição financeira no país).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135499/visualizar/